Escola Fazenda da Unijuí proporciona vivências profissionais aos estudantes - Unijuí

Escola Fazenda da Unijuí proporciona vivências profissionais aos estudantes

Uma das características da Unijuí é proporcionar experiências que vão além da sala de aula, possibilitando que os estudantes vivenciem ambientes que incentivam a pesquisa, a extensão e a atuação no mercado, ainda na graduação. Um destes locais destinados à prática profissional é o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), mais conhecido como Escola Fazenda.

Utilizada pelos estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, a Escola Fazenda da Unijuí conta com uma ampla estrutura, mantendo um qualificado plantel de gado e tambo leiteiro para a realização de estudos e produção de leite; realiza produção de grãos e sementes, suínos, mudas de espécies florestais nativas e de forrageiras, entre outros produtos da agropecuária.

Conforme explica o engenheiro agrônomo responsável pelo IRDeR, César Sartori, a Escola Fazenda é dividida em atividades compostas pelo ensino, pesquisa, extensão e produção. “Uma das atividades principais é o ensino, onde servimos de suporte para as aulas práticas, para que os estudantes consigam vivenciar o dia a dia de uma propriedade através das aulas. Nos últimos anos, viemos também acentuar a realização de pesquisas feitas pela Universidade e em parceria com empresas nas mais diversas áreas, possibilitando que os acadêmicos trabalhem em conjunto com pesquisadores, acompanhando todo o processo", frisou.

Para ele, o espaço é um diferencial para a formação profissional. “A Escola Fazenda serve justamente para isto, para que os estudantes possam vivenciar estas atividades ainda na graduação, fortalecendo a relação entre a teoria e a prática", destacou, acrescentando que no IRDeR os acadêmicos também podem realizar estágios em diferentes áreas, bem como desenvolver seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Para além dos cursos de Graduação, o espaço também é utilizado tanto para a prática como para o desenvolvimento de pesquisas nos cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. O IRDeR recebe ainda visitas de escolas da região, para  conhecer  a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Universidade. Interessados em conhecer a Escola Fazenda podem realizar o agendamento através do setor de Logística da Unijuí pelo telefone 3332-0400 ou 3332-0200 ramal 3700.