Fidene realiza Volta às Aulas para professores e técnicos-administrativos e de apoio - Unijuí

A Fidene preparou uma recepção especial aos professores e técnicos-administrativos e de apoio de suas quatro mantidas: Unijuí, Unijuí FM, Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). O evento aconteceu no Salão de Atos da Universidade, após a entrega dos cadernos institucionais de 2023 e da apresentação da coralista Bianca Souza.

Conduzido pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, o evento contou com duas partes: na primeira, foi realizada uma breve retrospectiva dos fatos que marcaram a Fidene no ano de 2022. Essa apresentação foi realizada pela reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; e pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.

Na sequência, a reitoria apresentou os desafios para 2023 - começando pela coordenadora da Assessoria de Marketing, Talita Mazzola, que falou sobre o que se espera do Ensino Superior neste ano, a exemplo de redes de cooperação mais sólidas entre as instituições e o reconhecimento da Inteligência Artificial em benefício da educação.

Ela foi sucedida pelo vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, que falou sobre o desafio da ampliação da prestação de serviços pelas mantidas da Fidene e pelos laboratórios em funcionamento na Unijuí, além da expectativa de investir pelo menos R$ 3,7 milhões em melhorias em todo o complexo Fidene neste ano.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, citou como desafios a busca pelo doutorado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, a implantação do curso em Computação Aplicada em associação com outra instituição de ensino e a associação de cursos pré-existentes, cujas propostas já foram encaminhadas à Capes em 2022. Também citou como meta a consolidação do ensino híbrido na pós-graduação; a efetivação de novas turmas de mestrado e doutorado institucional; o fortalecimento da internacionalização e a consolidação de novas parcerias para o desenvolvimento da pesquisa, extensão e inovação.

Na área da Graduação, a vice-reitora Fabiana Fachinetto citou como necessidades para 2023 a continuidade do processo de formação continuada; a implantação do modelo híbrido de ensino; a eleição e capacitação de novos coordenadores de cursos; ampliação dos cursos EaD; oferta de novos cursos presenciais; além de processos de reconhecimento, que exigirão esforços de toda a comunidade acadêmica.

Para fechar, a reitora e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, elencou desafios para as quatro mantidas. Para a Unijuí, em especial, a necessidade de aprofundar relações com os governos municipal, estadual e federal, além de instituições pertencentes ao  Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung); a captação de novos estudantes e o fortalecimento da Universidade com os municípios da região.

“O dia de hoje foi organizado em várias mãos, pensando no complexo Fidene. Foi uma fala voltada a toda a equipe, funcionários e professores, envolvendo as quatro mantidas e os quatro campi da Unijuí, no sentido de olharmos para trás, para as nossas grandes façanhas, pensando em como estes grandes fatos podem nos projetar em 2023. Nessa retrospectiva, podemos perceber a potência, a qualidade que temos e o quanto somos capazes de superar, de produzir, de evoluir”, destacou a reitora.