Reuniões buscam fortalecer relação entre a Unijuí e a Universidade do Porto, em Portugal - Unijuí

Na última semana, a professora Angélica Cristiane Moreira, coordenadora de cooperação entre a Unijuí e a Universidade do Porto (UP), esteve em Portugal, realizando uma série de atividades junto à instituição.

Com suporte do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, foram organizadas reuniões com diferentes departamentos da Universidade do Porto: reitoria, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Nutrição, Faculdade de Direito, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina e com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Conforme explica a professora Angélica, a Unijuí possui acordos de mobilidade com várias instituições de outros países, primando pela internacionalização. “Na Unijuí, buscamos a excelência no ensino e não é diferente ao escolhermos as universidades parceiras. A Universidade do Porto é uma referência internacional, com excelentes professores e pesquisadores, ocupando um dos melhores lugares no ranking das universidades europeias, sendo a maior universidade de Portugal”, destacou a professora.

Somente na Faculdade de Engenharia - FEUP, há 7.876 estudantes sendo 1.316 estudantes estrangeiros, dentre os quais encontram-se 622  brasileiros aceitos via convênio. Em Portugal, os alunos com classificações mais altas procuram por esta universidade. Na busca pela internacionalização, a Universidade do Porto faz parceria com as instituições mais bem conceituadas e, no caso do Brasil, a referência buscada é a classificação no Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“O convênio entre a Unijuí e a Universidade do Porto existe há 16 anos, entretanto, o mesmo expirou em novembro de 2022. Por este motivo, e no intuito de manter a relação entre as universidades, buscamos realizar reuniões para fortalecer este laço, renovar e criar novos convênios, como para o curso de Medicina, dialogando sobre alterações curriculares europeias. O intercâmbio acadêmico oferece um mundo de oportunidades de enriquecimento pessoal e de currículo. O Porto tem enorme riqueza histórica e arquitetônica, eleita uma das melhores cidades da Europa”, reforçou a professora Angélica.

Atualmente, quatro estudantes da Unijuí, dos cursos de Engenharia Elétrica, Biomedicina e Farmácia, realizam intercâmbio na UP.