Engenharias do futuro: conheça as tendências de cada área - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharias do futuro: conheça as tendências de cada área

O Brasil forma cerca de 40 mil profissionais de engenharia todos os anos, segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Mesmo com um número alto, ainda há espaço para muitos profissionais. Dentro deste cenário, há algumas tendências que se destacam, tais como perfil de liderança e proatividade, as chamadas soft skills.

De maneira específica, há também tendências que chamam atenção dos recrutadores no mercado de trabalho. Para a área da Engenharia Civil, por exemplo, uma tendência bastante observada para 2023 será a de profissionais voltados à soluções sustentáveis. Projetos que envolvam tijolos sustentáveis, telhas solares e reutilização da água são rumos que os engenheiros poderão explorar.

Já dentro da área de Engenharia de Produção machine learning é uma das possibilidades de inovação. Relacionada à inteligência artificial, a tecnologia pode ser traduzida como aprendizado de máquina, descrevendo um sistema que pode modificar seu comportamento autonomamente, tendo como base a sua própria experiência. A tecnologia já é aplicada em traduções de texto, que estão mais precisas devido às informações já catalogadas, ou na alteração de uma rota de GPS, após um imprevisto a alguns quilômetros à frente.

Na área da Engenharia Elétrica, estudos apontam que mais de 40% de toda energia do país é destinada ao setor construtivo, ou seja, a gestão de projetos de eficiência energética é setor que aparecerá com forte demanda. Os empreendimentos com esse benefício ganharão uma diferenciação com relação à concorrência, aumentando seu valor de mercado. Serão, cada vez mais, demandados profissionais capacitados para trabalhar com a gestão desses projetos de redes elétricas.

A nanotecnologia, na Engenharia Mecânica, se destaca como uma das áreas promissoras para se atuar nos próximos anos, visto sua larga aplicação na indústria. Por meio da nanotecnologia, cientistas e engenheiros conseguem desenvolver materiais cada vez mais precisos e é aí que entram os engenheiros mecânicos, que seguem sendo responsáveis por desenvolver esses mecanismos.

Por fim, a Engenharia Química é mais uma recheada de oportunidades para quem deseja ingressar no mercado profissional. Duas áreas estão em evidência, a primeira é a pesquisa de melhoria de materiais para construção e a outra é a preservação do meio ambiente, pois é este profissional que é contratado para atuar com o tratamento e reciclagem de resíduos urbanos e industriais, na redução da emissão de poluentes gerados pelas indústrias ou na limpeza dos efluentes em estações de tratamento.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.