Unijuí inicia devolutiva de resultados e novos contatos para aplicação do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica - Unijuí

Nesta semana, foi realizada uma reunião para apresentação do Same à Secretaria Municipal de Educação de Três Passos

A Unijuí já iniciou a devolutiva dos resultados aos municípios que participaram do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), no ano de 2022. Criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental, o sistema avalia alunos do 2º ao 9º Ano, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. A avaliação tem sido uma importante ferramenta aos gestores que buscam identificar o impacto da pandemia de covid-19 no aprendizado dos seus alunos.

De acordo com a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, nesta semana, o município de Nova Ramada e o Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em Ijuí, receberam a plataforma com todos os resultados da avaliação e um relatório, focado nas orientações didático-pedagógicas para os professores em exercício. Essa devolutiva ocorreu por meio de uma formação, que será, nas próximas semanas, realizada com os municípios de Esperança do Sul, Bozano, Entre-Ijuís e Coronel Barros.

“Essas orientações têm o objetivo de reforçar o trabalho com aqueles alunos que apresentaram proficiência elevada e trabalhar com outras atividades com aqueles alunos que apresentaram dificuldades conceituais”, explicou a reitora. A Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação dos municípios, onde os secretários municipais de Educação decidem entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.

Concomitante à devolutiva, também ocorre o planejamento de novas ações do Same em 2023. Nesta semana, foi realizada uma reunião de apresentação do sistema à Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, que tem interesse em aplicar duas avaliações diagnósticas neste ano: uma no mês de abril ou maio, e outra no mês de outubro ou novembro.

O encontro contou com a presença da reitora; do supervisor do Campus da Unijuí em Três Passos, professor André Giovane de Castro; da responsável pelo Escritório Universidade - Comunidade,  Graciele da Rosa Bertoldo; do secretário de Educação de Três Passos, Osvaldir José Urnau; das coordenadoras da Educação Infantil, Jucemara Luciana Tomazzoni e Ana Paula Ranow dos Santos; e das coordenadoras dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Rosana Heloisa Scherer e Fátima Goldharth Larssen.

Gestores que desejam aplicar a avaliação diagnóstica em seus municípios podem entrar em contato com o Escritório de Relações Universidade - Comunidade pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br.