Stricto Sensu Unijuí: 20% dos professores são pesquisadores de destaque do CNPq - Unijuí

Stricto Sensu Unijuí: 20% dos professores são pesquisadores de destaque do CNPq

Na última chamada divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mais cinco professores da Unijuí foram contemplados com bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Com esse resultado, a Universidade apresenta 11 docentes com bolsas PQ e outros três com bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), totalizando 14 professores da Pós-Graduação Stricto Sensu que possuem bolsas do mais alto nível do CNPq, destinadas a pesquisadores de destaque em suas áreas.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, esse número expressivo é motivo de orgulho para a Unijuí, resultado do intenso trabalho de valorização da produção científica na Instituição. “É muito importante destacar o momento inédito que vive a Universidade. 20% do quadro de professores dos nossos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu é composto por docentes que fazem parte do mais alto nível de pesquisadores do país, nos critérios do CNPq”, ressalta.

Os professores selecionados na Chamada 09/2022 do CNPq, divulgada no dia 10 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial da União, foram: Helena Copetti Callai (Nível PQ-1D), José Antonio Gonzalez da Silva (Nível PQ-1C), Marli Dallagnol Frison (Nível PQ-2), Pedro Luis Buttenbender (Nível PQ-2) e Thiago Gomes Heck (Nível PQ-2). “Os professores Helena e José conseguiram a renovação de suas bolsas, sendo que o professor José conquistou ainda um nível mais elevado dentro da classificação”, explica a assessora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unijuí, Cláudia Didoné.

Além dos novos nomes, também são pesquisadores de destaque os seguintes docentes: Jorge Oneide Sausen (Nível PQ-2), Sérgio Luís Allebrandt (Nível PQ-2), Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Nível PQ-2), Ivan Ricardo Carvalho (Nível PQ-2), Maria Simone Vione Schwengber (Nível PQ-2), Maurício de Campos (Nível DT-2), Luiz Antônio Rasia (Nível DT-2), Paulo Sausen (Nível DT-2) e Rafael Zancan Frantz (Nível PQ-2).