Unijuí ofertará mais de 100 bolsas de estudos integrais pelo ProUni; inscrições iniciam nesta terça-feira - Unijuí

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme consta no Edital nº 3, de 26 de janeiro de 2023, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos terão até o dia 3 de março, próxima sexta-feira, para acessar o endereço acessounico.mec.gov.br e garantir a inscrição para o processo.

A Unijuí ofertará mais de 100 bolsas de estudos integrais, de 100%, em seus quatro campi. No campus Ijuí, serão 47 bolsas para cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física - bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Psicologia.

No campus Ijuí, também há 17 bolsas para os cursos EaD de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Letras, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.

No campus Santa Rosa serão ofertadas 16 bolsas de estudos integrais para os cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Educação Física - licenciatura e bacharelado, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Psicologia. Também há sete bolsas para os cursos EaD de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, História, Letras e Pedagogia.

Já no campus Panambi serão ofertadas cinco bolsas de estudos para os cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica; e cinco para os cursos EaD de Administração, Gestão da Qualidade, História, Marketing e Processos Gerenciais.

Fechando, o campus Três Passos contará com duas bolsas para o curso de Direito, além de seis bolsas de estudos para os cursos EaD de Administração, Educação Física, História, Logística e Pedagogia. A lista está disponível neste link.

Neste ano, o ProUni terá uma única etapa de inscrição com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência.

Para participar, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021 ou de 2022, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado na nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br - meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma. Ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.

No caso da Unijuí, onde são ofertadas bolsas de estudos integrais, a renda per capita do candidato não poderá exceder 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.953,00. Para bolsas de 50% a renda per capita não poderá exceder 3,0 salários mínimos, ou seja, R$ 3.906,00.

A primeira chamada será divulgada no dia 7 de março. A comprovação da documentação vai de  7 a 16 de março. A segunda chamada será no dia 21 de março, sendo que a comprovação da documentação é de 21 a 30 de março de 2023.

O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino ao qual foi pré-selecionado.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo os mais importantes o documento de conclusão do Ensino Médio, comprovantes de renda e documentos de identificação.

Lista de espera - Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será nos dias 5 e 6 de abril. A entrega da documentação ocorrerá de 10 a 19 de abril.

Informações complementares sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 55 3332.0444, ou ainda no site do Prouni.