Ensino Médio da EFA conta com atividades no campus da Unijuí para aprendizado qualificado - Unijuí

A partir deste ano, as turmas do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) terão um turno fixo de atividades no campus da Unijuí. As aulas nos espaços da Universidade iniciaram nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é qualificar o ensino e aprendizado dos estudantes através da utilização da moderna infraestrutura disponível no campus, bem como oportunizar a eles o acesso ao ambiente acadêmico ainda durante a Educação Básica.

Conforme explica a diretora da EFA, professora Maristela Heck, a prática de realizar aulas nos laboratórios da Unijuí já existia, porém, apenas por meio de agenda prévia. “Ao implementarmos um turno fixo no campus, uma vez por semana, queremos intensificar ainda mais essa vivência, justamente para que sejam explorados os laboratórios e demais espaços da Universidade. O que não impede, é claro, que professores de outras disciplinas, que não têm aula na segunda-feira à tarde, façam isso no turno da manhã”, destacou a diretora.

Dessa forma, os alunos da EFA poderão usufruir das salas de aula e laboratórios da área da Saúde, Gastronomia, Comunicação, Engenharias, Agrárias, entre outros locais dos cursos de Graduação da Unijuí. “Eu acredito que esse espaço contribui muito com a nossa aprendizagem e vai abrir portas para escolhermos os caminhos para seguir após a escola, pois conseguimos aprofundar algumas questões e ter um contato mais direto com a Universidade”, salientou a estudante do 3º ano, Valentina Hoffmann.

Já a aluna Isabela Pasqualini, do 1º ano, relata que essa experiência diferenciada chamou sua atenção ao ingressar na EFA. “Achei muito importante termos acesso a esses laboratórios, a todo esse ambiente acadêmico, para iniciar o Ensino Médio de uma forma mais direcionada para o que eu posso fazer no futuro. Eu fico muito feliz de estar em uma escola que tem toda essa estrutura e esses lugares que podemos frequentar durante as aulas”, afirmou a estudante.

A diretora da EFA ressalta que esse é justamente um dos intuitos da iniciativa. “Além de potencializar os processos de ensino e aprendizagem e proporcionar a estes estudantes uma familiarização com o ambiente acadêmico, isso com certeza vai instigando-os para uma futura profissão. É uma oportunidade ímpar para esses alunos e um ganho enorme ter acesso ao ambiente universitário”, completa Maristela.