Estudantes participam de Ciclo de formação para a Iniciação à Pesquisa e Extensão - Unijuí

Na última segunda-feira, 13 de março, foi realizada a primeira capacitação de 2023 para estudantes bolsistas da Unijuí. O Ciclo de Formação para a Iniciação à Pesquisa e Extensão contou com a palestra sobre “Oportunidades na trajetória acadêmica”, ministrada pela mestranda de Educação nas Ciências da Universidade e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Joice Drefs.

Durante o evento ocorrido no campus Ijuí, Joice, que também é egressa do curso de Pedagogia da Unijuí, abordou sua trajetória acadêmica na Instituição. “Participei de várias oportunidades na Unijuí. Inicialmente, como estagiária no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), atuando nos anos iniciais e educação infantil. Logo após, participei como bolsista e também por um período como voluntária, do Programa de Residência Pedagógica financiado pela Capes, que visa o aprimoramento dos licenciandos e concomitantemente, participei como voluntária do Projeto de Extensão “Traças Digitais: Audiolivros para a formação de leitores, professores e comunidade”.

Além do relato pessoal, a painelista falou sobre a importância da submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento - evento promovido pela Unijuí, de aprender um novo idioma e destacou as possibilidades que os acadêmicos podem ter na Universidade para além da graduação, o que contribui para uma formação completa.

“As possibilidades são inúmeras, tanto aprofundamentos no ensino; estágios remunerados, dentro do Complexo Fidene; Projetos de Extensão, aproximando a Unijuí com a comunidade; a Iniciação Científica, introduzindo os discentes no universo da pesquisa; grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para desenvolver pesquisa dentro de uma área específica e projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) que ampliam o universo da pesquisa, possibilitando novas experiências e novos vínculos, tanto com instituições, quanto profissionais da academia”, explicou.