Médicos da Alemanha e Colômbia compartilham experiências em Seminário Temático na Unijuí - Unijuí

Junto ao Centro de Eventos da Unijuí, aconteceu na noite desta terça-feira, 25 de abril, o Seminário Temático promovido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), curso de Medicina e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC).

O evento teve como objetivo compreender como ocorrem as experiências formativas nos campos médico e da área da saúde, tanto na Alemanha quanto na América Latina, a partir do relato de dois profissionais médicos.

A saudação institucional ficou a cargo do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg. Na sequência, o médico traumatologista e diretor médico do Hospital Helios, em Nienburg, na Alemanha, dr. Michael Stalp, falou sobre a "Qualificação médica na Alemanha: oportunidades e desafios", além dos atendimentos de urgência e emergência.

Stalp integra a comitiva do Grupo Helios, maior rede de hospitais e clínicas da Europa, que mantém com a Unijuí o projeto Além das Fronteiras: Enfermagem Unijuí na Alemanha. Por meio dele, estudantes e egressos do curso de Enfermagem têm a oportunidade de aprender a língua alemã, recebendo uma bolsa de estudos de 500 euros, e de vivenciar a prática profissional na Europa. A última fase do projeto prevê, ainda, uma seleção de emprego para atuar profissionalmente no grupo. O convidado explicou que o Grupo Helios está presente em toda a Alemanha, recebendo, anualmente, cerca de 5,2 milhões de pacientes. Por ano, também giram em torno de 5,8 milhões de euros em todas as unidades do grupo.

Na sequência, participou do Seminário Temático a médica-cirurgiã e cátedra de Medicina da Universidad Cooperativa da Colômbia e doutoranda em Ciencias de la Educacion na Universidad de Nariño, Yoisse Nathaly Velasco Rodríguez, que falou sobre os “Desafios no campo da formação e do conhecimento/intervenção em saúde: experiências latino-americanas”.