Programa de Inovação Aberta da Criatec inicia atividades para o desenvolvimento de pesquisas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Programa de Inovação Aberta da Criatec inicia atividades para o desenvolvimento de pesquisas

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) iniciou nesta quarta-feira, 26 de abril, a execução do seu Programa de Inovação Aberta. O primeiro passo foi dado por meio da parceria firmada com a empresa Hidroenergia, que será incubada pela Criatec para o desenvolvimento do braço de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos. 

O contrato foi assinado hoje e contou com a participação da reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; e do sócio-administrador da Hidroenergia, Marcos Kieling. 

Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, a Criatec iniciou em 2022 o trabalho com inovação aberta, possibilitando que a incubadora receba demandas de empresas já estabelecidas. “Por meio deste contrato, estaremos incubando um braço da Hidroenergia referente à pesquisa, desenvolvimento e inovação, para que a gente possa, em conjunto com a empresa, desenvolver novos produtos, processos e serviços”, explicou. 

A coordenadora avalia ainda essa nova fase da Criatec. "Eu acho muito positivo e para nós é um novo marco. Olhando para o futuro, queremos firmar mais contratos para transformarmos a Criatec em um hub de inovação, apoiando novas empresas e também empresas de outros segmentos para podermos ampliar cada vez mais o nosso impacto e gerar mais resultados”, frisou.

O sócio-administrador da Hidroenergia, Marcos Kieling, falou sobre a expectativa. "Tem muita coisa boa para acontecer a partir dessa parceria promissora. A Hidroenergia quer se manter atualizada tecnologicamente e essa proximidade com a Universidade é muito importante para nós termos esse vínculo com as inovações. Nós vamos estar trabalhando como empresa dentro da Criatec, justamente na área de desenvolvimento de modelos, protótipos e componentes para a nova indústria da Hidroenergia que é uma indústria de microfusão". 

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o convênio fortalece as ações de inovação da Instituição. “A Hidroenergia é uma empresa consolidada no ramo da produção de energia, e decidiu criar um modelo de spin-off aqui na Universidade para poder testar e desenvolver a inovação para dentro da empresa. Para nós, isso é muito bom, é uma experiência excelente que permite conectar também os nossos programas de Pós-Graduação e Projetos de Pesquisas, além de fortalecer o papel da Criatec. Espero que esse case inspire outras empresas a também utilizarem este novo programa da nossa incubadora”, frisou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.