Visita de vereadores estreita relação entre o Madp e o Poder Legislativo de Ijuí - Unijuí

A quinta-feira do 26 de abril foi marcada por um encontro que estabeleceu uma relação ainda mais próxima entre o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e o Poder Legislativo de Ijuí. O movimento proposto teve como objetivo reforçar o vínculo entre a instituição e os vereadores, mostrando o papel do Museu junto às histórias local e regional, reforçando o conhecimento e reconhecimento do Museu como um importante espaço da cidade de Ijuí.

As falas oficiais ficaram a cargo da professora Cátia Maria Nehring, presidente da Fidene e reitora da Unijuí, e do professor Dieter Rugard Siedenberg, vice-reitor de Administração da Universidade, que destacaram o fato de o Museu ser um parceiro na construção da história de Ijuí. O evento contou com a presença de vereadores e assessores, que aproveitaram o espaço para agradecer o convite e pontuar a importância deste encontro.

O momento também foi marcado pela apresentação dos novos conselheiros do Museu, Mara Sala e Edgar Gieseler, que integrarão um novo mandato junto aos conselheiros que permanecem: Beatriz Kusbick, Graciele Fabrício, Maria Regina Johann e Thelmo Frantz.  O exercício do mandato de um conselheiro se constitui como um serviço público. A função é desempenhada por membros da comunidade local, indicados pela direção do Museu e nomeados por uma portaria da Fidene, que têm a função de assessorar e analisar o trabalho do Madp, sugerindo medidas e providências de qualquer assunto de interesse da instituição.

Durante a tarde, os vereadores e seus representantes foram conduzidos pelos colaboradores do Museu a uma visita técnica, onde puderam verificar de perto o trabalho desenvolvido pelo Madp nas suas mais diversas atuações junto ao patrimônio cultural, desde a preservação e pesquisa, conhecendo o trabalho técnico nos espaços de salvaguarda, até a difusão, que se faz presente na comunicação do acervo junto às exposições.

O vereador Matheus Pompeu destacou que a tarde foi de muito aprendizado e que, para termos um futuro melhor, precisamos conhecer o passado, e isso passa pelo Museu. Bruna Gubiani, também vereadora, comentou que a visita remonta a toda a construção social e cultural do município de Ijuí, e que também reflete na nossa região. Bruna ainda convidou a comunidade para conhecer o Museu e reforçou que, ao se desempenhar uma função pública, é importante circular nesses espaços para se ter novos olhares sobre a atuação de um museu.

Sobre a relevância do movimento realizado durante a tarde de ontem, a professora Cátia Maria  Nehring destacou que, em conjunto com os vereadores, é possível construir mais ações e políticas públicas voltadas ao patrimônio cultural. A presidente da Fidene completou falando sobre a importância da valorização do passado para a construção de um futuro ainda melhor.