“Usina Velha (1923-2023): história energética e ambiental” entra em cartaz como Exposição Temporária do Museu - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Usina Velha (1923-2023): história energética e ambiental” entra em cartaz como Exposição Temporária do Museu

A comunidade já pode conferir a Exposição Temporária do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), intitulada “Usina Velha (1923-2023): história energética e ambiental”. A Exposição, que conta com o apoio do Fundo Municipal de Meio Ambiente, através de aprovação do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), permanecerá em cartaz até o dia 30 de junho.

A energia elétrica foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade, e em Ijuí não foi diferente. Até a década de 1920, as dificuldades para o desenvolvimento industrial e até mesmo para iluminação pública esbarravam na ausência da energia. Lamparinas e  locomóveis eram as alternativas. 

Em 1923, foi inaugurada a Usina da Sede, hoje Usina Velha, aproveitando uma cascata no Rio Potiribu. A capacidade inicial de 280 kW, que foi ampliada em 1931 para 380 kW, com a instalação do 2º Grupo Gerador. Junto à criação da usina, foi criada a Secção de Força e Luz, que tinha seu prédio na Praça da República.

Dentro deste contexto histórico, a Exposição, que está ligada ao projeto “Conhecer para Preservar”, vem para celebrar o século de fundação da Usina Velha, abordando aspectos sobre a estrutura necessária para gerar eletricidade a partir da força hidráulica, e também destacar a biodiversidade do espaço em que a Usina está inserida. Para este ano, o projeto expositivo, que nasceu dentro da necessidade de difundir os estudos desenvolvidos no curso de Ciências Biológicas, conta também com a integração do curso de Engenharia Civil, marcando uma relação interdisciplinar ligada à temática sobre energia e meio ambiente.

Juliana Fachinetto, professora do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, tutora do Programa de Educação Tutorial (PET Biologia) e curadora da Exposição, reforça  que, além de abordar a produção de energia, é de extrema importância discutir as questões ambientais associadas à construção do empreendimento e seus impactos para a biodiversidade local.

A Exposição pode ser visitada por toda a comunidade nos seguintes horários: segunda-feira das 13h30 às 17h; terça a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e na sexta-feira das 8h às 11h30. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone (55) 3332-0257 ou madp@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.