Projeto Integrador recebe professores e estudantes da Escola Municipal Dr. Ruy Ramos - Unijuí

Na última terça-feira, 30 de maio, o Projeto Integrador (PI) III da Saúde - Processo, saúde e doença, recebeu um grupo de estudantes da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Ruy Ramos. Guiados pela coordenadora do projeto, professora Cristiane Reips, o grupo conheceu os Laboratórios de Anatomia e de Panificação, e também participou de ações de Educação em Saúde. Eles estiveram acompanhados da professora de Ciências, Laísa Wociechoski, a professora pedagoga Gerta Ana Dalla Rosa e a coordenadora pedagógica da EJA, a professora Marlene Krutli.

Nos Projetos Integradores, componentes da Graduação Mais da Unijuí, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para demandas reais, encaminhadas pela comunidade. Neste caso, o desafio do PI era a elaboração de estratégias de educação em saúde, com vistas ao cuidado integral dos indivíduos e com ênfase nos sistemas cardiovascular e respiratório, colocando em prática conhecimentos adquiridos durante as disciplinas do módulo III.

A demanda foi encaminhada por meio da Associação de Moradores do bairro São José, sendo que a proposta inicial era de trabalhar com pessoas da comunidade. Mas, como não foi possível reunir determinado grupo à noite, as atividades começaram a ser realizadas com a escola.

“A ideia de trazer os alunos da escola até o campus foi de permitir que eles conhecessem a estrutura da Universidade, os laboratórios, as peças anatômicas orgânicas, tendo uma maior interação com os estudantes da Unijuí”, explicou a professora Cristiane, destacando que inicialmente o grupo foi recebido no Laboratório de Panificação, onde os acadêmicos, divididos em grupos, explanaram sobre os fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica e a aterosclerose, indicando como preveni-las. Na oportunidade, os estudantes também aferiram a pressão arterial.

“Já no Laboratório de Anatomia, os estudantes do PI explanaram, com uso de tela interativa e de peças anatômicas orgânicas (pulmões de fumante e fetos com má-formação), sobre os malefícios do uso de cigarro por fumantes e fumantes passivos.  As temáticas foram escolhidas pelos nossos estudantes e discutidas com a escola”, completou a professora, lembrando que outros temas foram elencados e serão discutidos em um próximo encontro, como o uso do cigarro eletrônico.

Segundo a coordenadora pedagógica da EJA, Marlene Krutli de Jesus, e a vice-diretora do noturno, Mirian Michel, os alunos da escola se mostraram concentrados nos momentos de estudo e os acadêmicos demonstraram um excelente nível de preparo e domínio do assunto. Também demonstraram conhecimento usando recursos didáticos adequados para demonstrarem as situações reais do dia a dia, apontando possíveis soluções e medidas de prevenção para esses problemas, de acordo com as profissões em que atuarão. O PI envolve estudantes dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem da Unijuí.