Exposição “Usina Velha (1923-2023): História energética e ambiental” abre programação de atividades do Mês do Meio Ambiente da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Exposição “Usina Velha (1923-2023): História energética e ambiental” abre programação de atividades do Mês do Meio Ambiente da Unijuí

Nesta segunda-feira, 05, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e em alusão a esta importante data, a Unijuí preparou atividades para todo o mês de junho. A primeira aconteceu hoje, no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), com a abertura da exposição “Usina Velha (1923-2023): História energética e ambiental”. 

Em 1923, foi inaugurada a Usina da Sede, hoje Usina Velha, aproveitando uma cascata no Rio Potiribu. A capacidade inicial era de 280 kW, que foi ampliada em 1931 para 380 kW, com a instalação do 2º Grupo Gerador. Junto à criação da usina, foi criada a Secção de Força e Luz, que tinha seu prédio na Praça da República. Em homenagem ao seu centenário, foi idealizada pelo projeto "Conhecer para Preservar", com o apoio do Fundo Municipal de Meio Ambiente, através de aprovação do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), a Exposição “Usina Velha (1923-2023): História energética e ambiental”. 

A diretora do Madp, Iselda Terêsinha Sausen Feil, iniciou sua fala agradecendo a presença de todos na cerimônia de abertura da Exposição. “Agradeço a todos os presentes que vieram prestigiar este lugar de muita história, que buscamos contar por meio da Exposição”, disse Iselda. 

A reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring destacou a importância de valorizar e contar as memórias deste lugar tão relevante para Ijuí e região. “Será que temos dimensão sobre o que significou há 100 anos a construção de uma usina na cidade? Se não fosse por essa ousadia, será que, Ijuí estaria onde está? Também é necessário analisar formas de contar essa história para quem ainda é criança e viverá na cidade por mais cinquenta anos, por exemplo”, questionou a reitora. 

Juliana Fachinetto, professora do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, tutora do Programa de Educação Tutorial (PET Biologia) e curadora da Exposição, explicou quais são os objetivos da mostra. “É com muita satisfação que estamos entregando a 15ª Exposição do projeto ‘Conhecer para Preservar’. O objetivo da Exposição é apresentar o tema de forma parcial, para que as escolas e o público em geral consigam visitar, compreender e pensar, sobre este tema, e a partir disso, aprofundar os aspectos que foram relevantes”, finalizou a professora.  

A Exposição pode ser visitada por toda a comunidade nos seguintes horários: segunda-feira das 13h30 às 17h; terça a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e na sexta-feira das 8h às 11h30. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone (55) 3332-0257 ou madp@unijui.edu.br.

Nesta terça-feira, 06, a programação segue sendo realizada nos quatro campi da Unijuí, em Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, com o recolhimento de resíduos. 

Em Ijuí, a ação ocorre nos turnos da manhã e tarde, na parada de  ônibus em frente ao prédio 60 (Biblioteca), serão aceitos eletroeletrônicos, guarda-chuva e óleo de cozinha. No campus Panambi, o recolhimento será das 16h às 21h, no hall de entrada e poderão ser descartados eletroeletrônicos, guarda-chuva e óleo de cozinha. Em Santa Rosa, o descarte acontecerá durante todo o dia, podendo ser levado até o hall da Unijuí, eletroeletrônicos, pilhas, guarda-chuva e óleo de cozinha. Em Três Passos, a programação está marcada para os turnos da tarde e noite, no hall de entrada, serão aceitos eletroeletrônicos e guarda-chuva. 

No campus Ijuí, foi marcada uma segunda ação para terça-feira. Levando em conta a crescente nos números de casos de Dengue no município, será realizado um mutirão de limpeza, às 14h. 

Para a próxima segunda-feira, 12, às 14h, no Centro de Eventos, no campus Ijuí, está programada uma sessão de cinema para exibição do documentário “Descarte”, com transmissão simultânea para os campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi. As vagas para esta atividade são limitadas, as inscrições devem ser feitas no portal do funcionário. 

A nutricionista, Marieli Oara, preparou para quarta-feira, 16, uma oficina de reaproveitamento integral de alimentos. A atividade será desenvolvida no Laboratório de Nutrição, com transmissão online, às 14h. As inscrições devem ser feitas no portal do funcionário, pois são limitadas. 

Para encerrar o mês de atividades, no dia 27 de junho, às 14h, será realizado no campus Ijuí, a revitalização do Espiral de Ervas Aromáticas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.