Inovação pautou atividades em Ijuí no último mês - Unijuí

Inovação pautou atividades em Ijuí no último mês

A partir do programa Cidade Empreendedora, aderido pela Prefeitura Municipal e com o suporte de agentes locais de inovação do Sebrae, um grupo formado por representantes de entidades representativas de Ijuí foi criado para desenvolver e potencializar o Ecossistema Local de Inovação do município. Nas últimas semanas, as ações foram intensificadas com a visita da mentora de ecossistemas de inovação da Impact Hub Floripa, Marisa Freitag. O objetivo da visita foi sensibilizar as pessoas para engajá-las no movimento de inovação que Ijuí está pulsando.

No dia 25 de maio, foram realizadas entrevistas em rádios, apresentados os trabalhos realizados pela AGIT - Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí e realizada visitação no campus, concluída na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, com a apresentação das empresas incubadas e projetos trabalhados nos setores de inovação e de impacto.

O turno da tarde foi dedicado à palestra “Criando Startups”, destinada aos alunos do curso técnico agrícola do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil. Já no turno da noite, a mesma palestra foi ministrada para as turmas dos cursos de Design, Nutrição e Ciência da Computação da Unijuí, ambos com o objetivo de estimular a visão empreendedora nos jovens, desmistificando a criação de uma startup e apresentando o suporte da incubadora na cidade.

A manhã do dia 26 foi dedicada para o meio empresarial do município, iniciando as programações logo cedo com um café da manhã para conversar sobre inovação e resultados na prática com empresários. Após, houve visitação nas dependências do Sindilojas e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí – ACI, para que ambos apresentassem seus projetos de inovação.

A tarde foi dedicada novamente à palestra “Criando Startups”, desta vez na Escola Técnica Estadual 25 de Julho, com a presença da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com os alunos vice-campeões do HackaTchê com o projeto 65+. As atividades foram concluídas com empresários nas dependências da Criatec, com o tema “Como meu negócio pode contribuir com os ODS?”.

No sábado, dia 27 de maio, aconteceu o Startup Day na Pizzaria Sherlock. Trata-se de um evento nacional, idealizado pelo Sebrae em parceria com o ecossistema de empreendedorismo inovador e startups brasileiro, que aconteceu simultaneamente em diversas cidades do país com programações presenciais. Em Ijuí, mais de 60 pessoas estiveram participando da programação que abordou temas sobre a Trilha Empreendedora, Marketing e Vendas, Investimentos, além de apresentação de pitches de startups, happy hour, pizza e muito networking. Estima-se que cerca de 400 pessoas foram impactadas de alguma forma com os trabalhos realizados nesses 3 dias.

Seguindo com as programações, o grupo do Ecossistema de Inovação de Ijuíparticipou de uma missão para a 1ª edição do evento ELI Summit, em Santa Cruz do Sul. O evento aconteceu durante os dias 30 de maio a 1° de junho, reunindo os ecossistemas locais de inovação de todo Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo apresentar os cases de diferentes regiões do Estado e conectá-los entre si, para formar um ecossistema gaúcho sólido e potente.

O mês de maio foi concluído com muito aprendizado, conexões, reflexões e trabalhos a serem feitos nos próximos meses. Entende-se que o Ecossistema de Inovação de Ijuí está em plena produção para evolução. Interessados em colaborar com o movimento podem obter mais informações através do e-mail ijuiecossistema@gmail.com.