Indumóveis: Unijuí participa de debate sobre os desafios do mercado de trabalho para os arquitetos e engenheiros - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Indumóveis: Unijuí participa de debate sobre os desafios do mercado de trabalho para os arquitetos e engenheiros

Dentro da programação da Indumóveis, feira de negócios que acontece em Santa Rosa até o próximo domingo, dia 11 de junho, a Unijuí participou de duas palestras no pavilhão 14 do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, onde a Universidade também está presente com o seu estande. 

Os “Desafios e oportunidades do mercado de trabalho na Arquitetura e Engenharias” foi um dos temas discutidos durante a noite pela coordenadora da Unijuí - Campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle; pela mestre  em Administração, Camila Scherdien; pelo engenheiro civil Mauricio Martini; e pelo professor Rodrigo Padilha.

“Quando falamos sobre mercado de trabalho, falamos sobre os diferentes agentes envolvidos: empregadores, profissionais, instituições de ensino formadoras e agentes que intermediam os processos. E hoje, queremos discutir os desafios e oportunidades do mercado de trabalho a partir de perspectivas distintas”, destacou a mestre em Administração e especialista em gestão de pessoas, Camila Scherdien.

Para a coordenadora da Unijuí - Campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, um dos principais desafios dos profissionais que atuam nas áreas de Engenharias e Arquitetura é a inserção nas diferentes tecnologias. “Hoje nós temos diversos recursos que vinculam a tecnologia às nossas profissões, e como profissionais, precisamos estar preparados. Enquanto instituição de ensino, precisamos ter uma graduação digital que acompanhe a evolução e que já esteja preparada, por exemplo, para receber os estudantes que são nativos digitais”, destacou a professora.

O engenheiro civil Mauricio Martini também falou da necessidade de o profissional estar integrado à tecnologia, contando com softwares especializados, e de estar cada vez mais alinhado às demandas dos clientes, que exigem projetos com menos recursos, menos perda, e atendendo às questões de sustentabilidade. Além disso, citou a necessidade de o profissional “sujar a botina” e de ter conhecimento sobre toda a obra.

O professor Rodrigo Padilha citou, ainda, como desafio, a gestão de equipes - que já começa em sala de aula com o controle de turmas; a atuação em um mundo cada vez mais híbrido e a necessidade, como disse seu antecessor, de o profissional “sujar a botina” e ter conhecimento sobre a obra.

Anteriormente, também aconteceu a palestra “Planejamento Urbano: Desafios na produção de cidades para as pessoas”, com a participação da coordenadora do campus da Unijuí em Santa Rosa, Taciana Paula Enderle; a arquiteta e urbanista Fabiana Bugs; e o professor de Arquitetura da Unijuí, Tarcisio Dorn de Oliveira. Ao apresentar alguns projetos, os profissionais falaram sobre o que é necessário considerar num projeto de mobiliário urbano, partindo do olhar e do querer, principalmente, das pessoas.

Entre os desafios do mobiliário urbano brasileiro, os profissionais apresentaram situações como a fuga de padronizações estéticas e materiais; a necessidade de considerar o contexto local, o mobiliário como parte da imagem da cidade, e as conexões com o local e o meio ambiente; a importância de se considerar a função social do mobiliário e o atendimento à diversidade.

Nesta quinta-feira, a Universidade participará do painel “Inova/RS: Uma visão sobre Agronegócio, Metalmecânico e Geração de Energia”, a partir das 19h, com o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (Ppgdr) da Unijuí, Daniel Knebel Baggio; a professora do curso de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cinei Riffel; o professor de Inovação e Negócio, Jonas Silva; e o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS - Noroeste e Missões, Jerry Joris. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.