Indumóveis: Unijuí integra painel de apresentação do programa Inova RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Indumóveis: Unijuí integra painel de apresentação do programa Inova RS

A Unijuí participou de um novo painel na noite desta quinta-feira, dia 8 de junho, durante a Indumóveis Internacional em Santa Rosa. A feira de negócios ocorre junto ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson até este domingo, dia 11 de junho.

O painel teve como tema “Inova/RS: uma visão sobre o agronegócio, o setor metalmecânico e a geração de energia”, e reuniu o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e coordenador do programa Inova RS na região Noroeste e Missões, professor Daniel Baggio; a professora do curso de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cinei Riffel; o professor de Inovação e Negócio, Jonas Silva; e o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS - Noroeste e Missões, Jerry Joris.

Conforme explicou o coordenador, professor Daniel Baggio, o Inova RS é uma política pública estadual, que visa desenvolver o Estado a partir da inovação. O principal objetivo do programa, que embasa e orienta as ações da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, é incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, tornando-o, até 2030, referência em inovação como estratégia de desenvolvimento local. 

“No ano passado, fomos reconhecidos como o Estado mais inovador, e atingimos essa marca a partir de uma estratégia, de uma metodologia. Essa inovação acontece a partir de diagnósticos regionais; de uma forma de organização, que chamamos de governança; de uma visão de futuro compartilhada e de projetos estratégicos. Juntos, pensamos onde queremos chegar, onde queremos estar daqui a 10, 20 anos”, explicou o professor.

O Inova RS vem sendo consolidado em oito ecossistemas regionais de inovação do Estado - Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra Gaúcha, a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações em andamento nas macrorregiões visam a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com base na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais.

Durante a noite, a professora do curso de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cinei Riffel, apresentou os projetos que vêm sendo realizados na área do agronegócio. O professor de Inovação e Negócio, Jonas Silva, falou sobre os projetos na cadeia do metalmecânico. E o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS - Noroeste e Missões, Jerry Joris, falou sobre os projetos na área de geração de energia. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.