Câmara Municipal presta homenagem à Unijuí pela conquista da nota 5 junto ao MEC - Unijuí

A convite da Câmara Municipal, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve na noite desta segunda-feira, 27 de novembro, participando da sessão ordinária e falando sobre o processo de recredenciamento institucional, que levou a Instituição a receber a nota 5, que é a nota máxima junto ao Ministério da Educação (MEC).

Em nome do Legislativo, o vereador César Busnello falou sobre a importância da Universidade para Ijuí e para a região, e que a nota apenas reconhece todo o trabalho realizado e voltado ao ensino, à pesquisa, à extensão e ao desenvolvimento regional. Busnello é egresso da Universidade e, como afirmou, deve sua vida profissional à Instituição, onde atuou como docente por quase 30 anos.

Na tribuna, a professora Cátia destacou que representava os cerca de mil profissionais, entre docentes e técnicos administrativos e de apoio, que fazem a Universidade ser o que é. “No processo de recredenciamento, nós tivemos o desafio de mostrar a nossa força, aquilo que a gente faz, olhando para o passado para projetar o futuro. Tivemos que apresentar evidências em aspectos como planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional; infraestrutura e políticas acadêmicas e de gestão. E conseguimos. Mostramos a nossa excelência acadêmica, o que fazemos da graduação à pós-graduação, e nosso envolvimento com a comunidade”, destacou a reitora.

A Unijuí se destaca por buscar sempre atender às demandas da comunidade, como reforçou a reitora, e deseja continuar fazendo a diferença para Ijuí e para toda a região em que atua. “Nós precisamos que a comunidade nos acolha como nós acolhemos a todos. Precisamos que vocês, vereadores, nos ajudem a mostrar que a universidade comunitária é uma terceira via para o acesso ao Ensino Superior, reconhecida, de qualidade, e que necessita de políticas públicas para ampliar o acesso à educação e para que nossos jovens consigam permanecer na Universidade”, completou.

Na sequência, os demais vereadores ocuparam a tribuna para prestar suas homenagens à Unijuí.