Comunidade acredita que Unijuí contribui para o desenvolvimento regional, segundo pesquisa - Unijuí

Entre os dias 21 e 29 de setembro de 2023, foi aplicada a Pesquisa de Imagem da Unijuí 2023 que contou com 739 respondentes, dos diferentes segmentos da comunidade, sendo esse o maior índice de adesão desde que iniciou a pesquisa, em 2015.

A pesquisa foi realizada online, via Google Formulário, contou com a participação de instituições públicas, privadas, sindicatos, igrejas e associações dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos  teve como objetivo buscar elementos e parâmetros para verificar em qual dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecida como uma Instituição que promove o desenvolvimento regional para contribuir com o planejamento e tomada de decisão institucional.

Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), na análise desse comparativo, foi observada uma elevação do percentual de respondentes da comunidade externa em 47% relacionado ao ano de 2019, 57% em relação a 2017 e 49% se comparado ao ano de 2015.

A análise organizada pela CPA considerou duas partes: a primeira apresenta os resultados das questões objetivas e a segunda a análise das questões discursivas. Sobre a atuação da Unijuí na ótica dos pesquisados, destaca-se o indicador infraestrutura, que perante a comunidade dos quatro campi, obteve o maior percentual, alcançando 95%, sendo que deste total 48% avaliam como boa e 47% excelente infraestrutura. A imagem da IES teve uma avaliação de 48% dos respondentes como excelente; 53% denominou como bom o quadro de professores; 58% consideram boa a oferta de cursos e 51% acham bom o reconhecimento dos profissionais formados pela Unijuí no mercado de trabalho.

A pesquisa aponta também que 52% consideram boa a participação ativa da Universidade na comunidade; 44% acreditam que os serviços prestados à comunidade são excelentes; 48% consideram boa a promoção de eventos culturais, outros 45% apontam como bom o preço aplicado pela Universidade e 48% denominam como bom o quesito de inovação e empreendedorismo regional.

Para 35% dos respondentes, a Universidade tem como missão “formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica". As menções mais significativas, na sequência, são a “formação técnica e humanista do profissional”, com 22%, e “promover o desenvolvimento econômico e social da região”, com 20%.

Com relação ao impacto da Unijuí no desenvolvimento regional, 76% dos pesquisados consideram que a instituição “contribui fortemente para o desenvolvimento regional”, seguida pela indicação de 21% que contribui de maneira razoável. A comunicação e a interação da Universidade com a comunidade são indicadores fundamentais no âmbito da responsabilidade social, tendo, neste aspecto, mais de 53% dos respondentes indicando que as ações da Unijuí são bem divulgadas.

Em relação à opinião dos egressos, 64% apontam que os profissionais formados pela Unijuí possuem capacidade técnica, humanística e empreendedora, o que corrobora com a missão da Universidade.

Segundo a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, ouvir a comunidade interna e externa faz parte da essência da Unijuí como universidade comunitária. Para ela, o maior percentual de respondentes e o feedback positivo da comunidade evidenciam o reconhecimento do impacto dos programas e projetos desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Os excelentes resultados coletados, alinhados com as pesquisas de opinião institucionais realizadas com estudantes, professores e técnicos administrativos dos quatro campi contribuem para a Unijuí qualificar suas diretrizes de atuação de acordo com as necessidades e demandas regionais”, pontuou.