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Provas do Sistema Municipal da Educação Básica são aplicadas em quatro municípios da região

Por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, a Unijuí aplicou na última terça-feira, 28 de novembro, as provas do Sistema Municipal da Educação Básica (Same) em quatro municípios da região. Bozano, Nova Ramada, Coronel Barros e Três Passos submeteram seus estudantes, do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, à avaliação diagnóstica que busca traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental, especialmente nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. 

Ao todo, 2.160 estudantes realizaram a prova que, como lembra a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, busca identificar as aprendizagens dos alunos e possibilitar que tanto professores quanto gestores municipais tenham instrumentos para o seu planejamento, a fim de enfrentar as aprendizagens que não foram concretizadas. 

“Para este ano, além da plataforma com informações analíticas por disciplina, série e escola, que professores e gestores têm acesso, nós também vamos apresentar um caderno pedagógico com sugestões de atividades aos professores.  Este caderno é mais uma possibilidade para que o professor qualifique o seu trabalho em sala de aula”, completou a reitora.

Coronel Barros, assim como Bozano e Nova Ramada, realizam o Same desde o ano de 2021, quando a avaliação começou a ser aplicada. Segundo o secretário de Educação, Odilar de Vargas, Coronel Barros decidiu participar do processo avaliativo quando foi publicada a Portaria nº 05 do Conselho Nacional de Educação, incentivando os municípios a realizarem diagnósticos em suas redes de ensino, a fim de descobrirem as fissuras e limites na educação. “O Same tem contribuído significativamente com o município de Coronel de Barros, tanto que o adotamos como uma ferramenta diagnóstica para identificar as lacunas de aprendizagem e aquilo que os professores precisam ter presentes para replanejar suas atividades em sala de aula”, ressaltou.

Segundo o secretário, o Same tem contribuído para potencializar os planejamentos e para empoderar os professores na sua ação pedagógica. “Cada professor tem acesso ao sistema e à sua turma. O educador tem tanto um desenho da turma quanto uma avaliação de cada estudante, possibilitando que ele direcione o seu planejamento para atingir as metas de qualidade de educação para todos”, explicou Odilar, completando que, no fundo, a avaliação e a ação de replanejamento estão garantindo o direito de aprender dos estudantes, com qualidade e justiça social. 

Por outro lado, quem participa pela primeira vez do processo é o município de Três Passos. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Osvaldir José Urnau, o Poder Executivo se sente feliz em ter firmado essa parceria com a Unijuí. “Conseguiremos iniciar 2024 com o pé direito, para que os nossos professores recebam suas formações de acordo com a defasagem da aprendizagem em nossas escolas”, destacou.

Segundo o secretário, neste ano, Três Passos iniciou o planejamento por componente curricular na rede municipal de ensino. E com a parceria será possível dar um passo importante neste processo. “Nós teremos professores e profissionais qualificados da Unijuí para orientar a nossa equipe de professores, para que a educação possa ser cada vez melhor no município. Espero que essa parceria possa ser ampliada, garantindo que possamos receber orientações desta Universidade que tanto fez e tanto faz pela nossa região”, afirmou. 


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