Programa de Formação Docente da Unijuí finaliza o ano com resultados positivos - Unijuí

Programa de Formação Docente da Unijuí finaliza o ano com resultados positivos

Formação realizada no início deste ano com os professores

O Programa de Formação Docente da Unijuí encerra o ano de 2023 com resultados significativos. Foram 1.777 participações de professores em diferentes momentos formativos que buscam auxiliar o processo de ensino. Além disso, no Recredenciamento Institucional, em que a universidade conquistou a nota máxima, nota 5 junto ao MEC, um dos itens avaliados foi o Programa de Formação Docente e a nota obtida neste indicador também foi 5, indicando que as estratégias adotadas estão alinhadas com as mais altas diretrizes educacionais.

Todos estes êxitos são resultados de muito trabalho do Setor de Apoio Pedagógico/NIP, a partir de momentos de diálogo com os coordenadores de curso, avaliações internas e também de uma aproximação maior com a Comissão Própria de Avaliação - CPA, que promoveu diferentes avaliações com professores e estudantes. Segundo Mariane Martins, coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica - NIP, “esta aproximação com a CPA, a partir das avaliações, nos permitiu identificar e analisar quais eram os principais desafios a serem superados”.

Ao revisar a Avaliação do Programa de Formação Docente de 2022 e os desafios colocados naquele momento, foi possível perceber, ao final de 2023, que o trabalho de fato foi direcionado e exitoso. Exemplo disso está na avaliação feita em 2022, de que a Modalidade EaD precisava de mais atenção em 2023. O resultado foi de 214 participações em 11 momentos de formações diferentes, somente para os professores que trabalham na modalidade, além de sete formações para os tutores.

“Ainda em 2022, tínhamos avaliado a necessidade de organizar encontros mais específicos a partir dos desafios das diferentes áreas, e isso pôde ser percebido pelo número de formações realizadas durante este ano, que totalizou 18, que abordaram os temas do processo de ensino e aprendizagem. Ao todo foram 688 participações, superando, e muito, o número do ano passado, quando fizemos menos atividades envolvendo, sempre, mais de uma área ou curso”, completou Mariane.

Um dos destaques feitos pelo NIP foi a formação realizada ainda no primeiro semestre de 2023, com cada Núcleo Docente Estruturante (NDE), a partir do eixo “Processo de Ensino e Aprendizagem”. Nesta atividade, foi apresentado um diagnóstico a partir de um processo formativo e a análise dos Planos de Ensino, por área de conhecimento, que permitiu identificar os desafios da sala de aula. Este processo visou impactar o planejamento da  disciplina feito pelo professor.

As atividades da Formação Geral abordaram temas como a  Guerra na Ucrânia e o Chat GPT. Estas somaram-se às formações que ocorreram nos eixos “Metodologia e Estratégias de Aprendizagem Ativa”, “Ingressantes” e "Professores de Medicina”, totalizando  o expressivo número de 1.777 participações durante todo o ano.

Segundo a professora Fabiana Fachinetto, vice-reitora de Graduação, “é muito importante perceber que os professores estão se mobilizando para inovar na sala de aula, e as diferentes análises feitas nos planos de ensino nos permitem afirmar isso.” Ela fundamenta sua posição considerando as demandas do mundo contemporâneo. Para a professora, o uso de tecnologia; a relação teoria-prática perpassando as metodologias utilizadas pelo professor; a realização da avaliação do processo de ensino-aprendizagem que realmente permita o desenvolvimento das competências por parte do estudante; e um feedback qualificado permitindo que o estudante perceba em que aspectos precisa melhorar, são elementos fundamentais no processo de ensino atual.

A professora Fabiana conclui afirmando que “perceber que os planos de ensino estão gradativamente trazendo esses elementos e que os mesmos são desenvolvidos na sala de aula,  demonstra que o Programa de Formação Docente tem cumprido um papel fundamental no processo de ensino na Instituição, demonstrando o diferencial da Unijuí em termos de qualidade no ensino e inovação no processo pedagógico”.