Espaço + Inovação Unijuí realiza sonho do jovem Jean, que reside no HCI - Unijuí

Espaço + Inovação Unijuí realiza sonho do jovem Jean, que reside no HCI

O Espaço + Inovação Unijuí proporcionou a realização de um sonho nesta semana. O jovem Jean Carlos Kittlaus, de 18 anos, que reside desde o seu nascimento no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), foi surpreendido com uma visita especial do robô NAO, que é utilizado no Espaço + Inovação Unijuí, nesta quarta-feira, 6 de dezembro.

Como não pode sair do Hospital, por ter miopatia congênita, um problema raro de saúde que exige cuidados constantes,  Jean tem a vontade de vivenciar diversas coisas do dia a dia e um dos seus sonhos era conhecer um robô do Espaço + Inovação Unijuí. A partir disso, o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi, que também coordena o Projeto de Extensão Feiras de Matemática, organizou a visita ao HCI.

De acordo com o professor, no ano passado o estudante participou da Feira de Matemática promovida pela Unijuí. “Na ocasião, fizemos uma atividade especial e entregamos pessoalmente a ele um certificado e a medalha. Também proporcionamos uma visita virtual à Feira de Matemática, por meio do óculos de realidade virtual. Jean nos relatou que também tinha o desejo de ver um robô e é isso que proporcionamos a ele na nossa visita desta semana”, comentou o professor Peterson que, juntamente com o bolsista do Espaço + Inovação Unijuí, Andrei Albrecht, levou o NAO até o HCI.

Durante a visita, o robô interagiu com o jovem com músicas e conversou assuntos dos quais ele gosta. Jean ficou emocionado e feliz com a surpresa, a ponto de dançar as músicas apresentadas pelo NAO. “É importante para nós proporcionarmos esses momentos para o Jean, pois ele pode conhecer e interagir com objetos e pessoas diferentes”, destacou o professor.

Para a mãe de Jean, a técnica em Enfermagem Eliane Zilke, é importante para ele receber visitas como essa, além de ser gratificante poder contar com o apoio da comunidade. “Ficamos muito felizes, pois para o Jean é um momento único e que marcará para sempre a vida dele”, ressalta.

Além disso, Jean recebeu um kit do Espaço + Inovação. Também esteve presente na visita a professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), Nadir Colling, que dá aulas para Jean semanalmente e auxilia no aprendizado do jovem desde 2021, quando ele ingressou no Ensino Médio, além da equipe médica da UTI adulta do HCI, que convive e cuida diariamente dele.