Dia do Estudante Internacional é celebrado em cerimônia na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Dia do Estudante Internacional é celebrado em cerimônia na Unijuí

Na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, foi celebrado o Dia do Estudante Internacional no hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. O momento foi promovido pela Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), além de contar com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Dia do Estudante Internacional tem o intuito de valorizar a comunidade de estudantes estrangeiros nas Instituições de Ensino Superior e também motivar outros acadêmicos a buscarem experiências além de suas fronteiras. Hoje, a Unijuí conta com mais de 20 estudantes internacionais em seus cursos de graduação e pós-graduação, sendo que 12 estão presencialmente no campus da Unijuí. 

Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, falou da importância da internacionalização para a Universidade. “Vocês, estudantes estrangeiros, nos transformam. Não são apenas vocês que são impactados com uma cultura diferente. Nós, da Universidade, também somos beneficiados com a troca de experiências, com o contato com culturas tão distintas, compartilhadas por vocês. E é enriquecedor saber que estamos fortalecendo esse processo na Instituição. Tanto que, no último edital para estudantes estrangeiros, tivemos mais de 20 candidatos interessados em nossos cursos stricto sensu. Isso gera uma riqueza muito grande para a Universidade e inspira nossos estudantes a também desejarem o intercâmbio acadêmico”, destacou. 

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí, Arturo Dina, do México, falou em nome dos demais estudantes e contou sobre sua experiência na Instituição. “Desde o primeiro dia, sinto um ambiente muito acolhedor, que permitiu uma adaptação rápida e positiva. Além disso, a qualidade acadêmica que encontrei na Unijuí superou as minhas expectativas. Aqui, encontrei o cenário ideal para o desenvolvimento do tema que estou investigando, com novas tecnologias, ainda pouco exploradas no México. Agora, vou conseguir levar essa experiência, essa tecnologia e inovação para a minha cidade”, disse. 

As bandeiras dos países de origem dos estudantes intercambistas foram apresentadas ao público presente. Ao final da cerimônia, um coffee break foi servido aos participantes. 

O evento também marcou a inauguração da Praça das Bandeiras no campus de Ijuí, espaço que tem como objetivo valorizar a presença dos estudantes internacionais na Universidade. A aquisição de bandeiras foi viabilizado com recursos da Capes, via PROAP. O investimento da Universidade na preparação da praça para acolher as bandeiras internacionais simboliza o compromisso da Unijuí com a inclusão e o reconhecimento da crescente comunidade acadêmica global.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.