Descubra o que torna a Unijuí conceito máximo para o MEC - Unijuí

Descubra o que torna a Unijuí conceito máximo para o MEC

Recentemente a Unijuí recebeu a nota 5, considerada a mais alta, junto ao Ministério de Educação (MEC), no seu processo de recredenciamento. Mas o que torna a Unijuí uma Universidade conceito máximo no MEC e o que isso implica? A avaliação leva em consideração, de forma resumida, cinco eixos, que são avaliados com notas de um a cinco: Desenvolvimento institucional; Planejamento e avaliação institucional; Políticas de gestão; Políticas acadêmicas; e Infraestrutura física.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, avalia o que fez com que a Instituição recebesse este reconhecimento. “A Unijuí, alcançou a partir daquilo que planejou, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o que explicitou a partir de evidências documentais e, principalmente, durante a visita in loco, envolvendo diferentes sujeitos que fazem o dia a dia da nossa Universidade. Ou seja, professores, técnicos administrativos e nossos estudantes e egressos, que são nossa razão de existir. Entendo que foi o posicionamento dessas pessoas, que, de fato, possibilitou alcançarmos a nota 5”, refletiu.

Entre os diferenciais da Unijuí, a reitora destaca, principalmente, a visão e princípios que precisam ser materializados com competência e compromisso ético e político, para construção de um mundo melhor, a partir das diferentes profissões. “Isso se concretiza, pelas inúmeras vivências que um estudante pode ter em nossa Instituição, para além da sala de aula e sua matriz curricular. Vivências que podem envolver participação em projetos de pesquisa e de extensão, intercâmbio, grupos culturais e, durante o processo formativo, já ter contato e estabelecer relações com o mercado de trabalho. Para além de tudo isso, temos que valorizar nossa infraestrutura e principalmente nosso quadro de professores, mestres e doutores, reconhecidos pela excelência acadêmica”, pontuou.

Além disso, a Unijuí se caracteriza como uma Instituição que se preocupa com o desenvolvimento das regiões onde está inserida. “Este ponto é um diferencial de uma Universidade Comunitária e Regional. Estamos em diferentes cidades, envolvendo uma vasta região, por isso, trazemos para o espaço de sala de aula, os problemas e demandas regionais, e por meio do conhecimento e da ciência, nos debruçamos sobre o local, considerando o global. Há mais de sessenta e cinco anos, a comunidade fez uma escolha de construir uma Instituição de Ensino Superior no Noroeste gaúcho, possibilitando que seus filhos pudessem estudar e permanecer na região. Hoje somos uma Universidade com conceito 5, que está no rol das melhores Universidades, desenvolvendo ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização com excelência comprovada”, finalizou.

Você também pode estudar em uma Universidade conceituada com excelência pelo MEC. Atualmente, a Unijuí conta com mais de 30 cursos de Graduação na modalidade presencial, mais de 15 na modalidade de Ensino a Distância (EaD), além dos cursos de qualificação profissional e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Saiba mais em unijui.edu.br.