Três empresas finalizam período de incubação e são graduadas pela Criatec da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Três empresas finalizam período de incubação e são graduadas pela Criatec da Unijuí

Três empresas chegaram à fase final de incubação e foram graduadas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí nesta sexta-feira, 8 de dezembro: a Agricon Business, a Agroinstrumentos e a Produtora Mastella. Durante três anos, essas empresas tiveram acesso a toda a estrutura física e tecnológica da Criatec, além de receberem todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos seus negócios, chegando à graduação com todos os indicadores de desempenho atingidos. 

Conforme explica a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, os empreendedores saem da pré-incubação com uma ideia, um problema, uma solução e um modelo de negócios, todos validados. Deste ponto, elas seguem para o Programa de Incubação, onde ocorre, de fato, o processo para implementação dos negócios. “A gente oferece toda a parte de assessoria e consultoria, em cinco eixos, para que os empreendedores possam desenvolver o seu negócio. Também fizemos muitas conexões para que eles consigam acelerar esse processo de entrada no mercado. O grande suporte que a Criatec dá está muito focado em conectar as empresas com as oportunidades existentes, tanto do ponto de vista de acesso a investimentos e a mercados, quanto à participação em eventos e à própria elaboração de projetos para a captação de recursos. Todas essas são ferramentas que ajudam a acelerar o processo”, destacou a coordenadora.

Segundo Maria Odete, as empresas graduadas saem da Criatec com uma equipe e com um faturamento suficiente para que consigam sustentar seus próprios negócios. “Muitas startups saem com projetos de inovação já executados. Elas já participaram de um edital, já receberam recursos e já executaram seu projeto. Elas saem da Criatec com sua inovação desenvolvida e, acima de tudo, com o reconhecimento por terem passado por todo esse processo de incubação, que exige muito”, reforçou Maria Odete, lembrando que as qualificações e mentorias geralmente são realizadas por pessoas que estão no mercado e que têm um olhar de execução, entendendo como o processo funciona. 

Conforme observou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a graduação de três novas empresas na Criatec também representa um marco para a Universidade e para o ecossistema de inovação local. “A Universidade, ao abraçar a sua quarta missão, não apenas dissemina conhecimento através da educação, pesquisa e extensão, mas também atua ativamente no desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, a Criatec emerge como um elemento vital. O apoio aos empreendedores, fornecido pela Criatec, é fundamental para que eles não apenas ingressem, mas também se mantenham competitivos no mercado. Este tipo de iniciativa é um reflexo da crescente importância da inovação, que se origina nas pesquisas e no desenvolvimento de novos conceitos e tipologias. Através de ambientes como a Criatec, a Universidade se posiciona como um agente transformador, estimulando a inovação como vetor de desenvolvimento econômico”, destacou.

O vice-reitor complementa que a importância da Criatec não se limita apenas ao suporte imediato aos empreendedores. Ela representa uma parte crucial do compromisso da Universidade com o desenvolvimento contínuo da região. “Ao fomentar ecossistemas de inovação, estamos não só preparando o terreno para o surgimento de novas ideias e empresas, mas também reforçando o papel da Universidade como uma instituição central para o progresso econômico e social. É um orgulho para a Universidade fazer parte deste processo vital e transformador”, disse.

A fala do professor é complementada pelo coordenador do Núcleo de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e representante da Prefeitura Municipal no ecossistema de inovação, o Impulsa Ijuí, Cristiano Palharini. Ele ressalta o quão positivo é para o município poder contar com uma Incubadora que incentiva a inovação há tantos anos. “Temos o privilégio de ter uma Incubadora que atua com conhecimento para o nascimento de novos negócios. Ela incuba boas ideias e as transforma em negócios que geram nota fiscal, trabalho, renda e desenvolvimento para o município”, comentou. 

As startups graduadas passam a fazer parte deste novo movimento em Ijuí, que é o Impulsa, fruto de um esforço da Criatec que, por muitos anos, incentivou a temática da inovação. “Todo esforço da Criatec e da Unijuí está se transformando num movimento que, hoje, se chama Impulsa Ijuí, que vem agregando a energia de vários atores que, antes, estavam trabalhando de forma isolada. Estando todos na mesma linha, caminhando para um mesmo destino, teremos a geração mais efetiva de desenvolvimento para a cidade”, completou.

Para as graduadas, suporte da Criatec foi essencial

Do audiovisual ao agronegócio: são totalmente distintas as áreas de atuação das empresas graduadas na Criatec. Para todas, no entanto, foi fundamental o suporte recebido pela Incubadora. 

A Agricon Business, por exemplo, é uma AgTech que conecta produtores rurais a compradores globais a partir de uma plataforma blockchain. A tecnologia une o trading, o tracking e o traceability em uma única plataforma. “Quando entramos na Criatec, estávamos no início da modelagem da nossa tecnologia e a Incubadora nos ajudou em todo o desenvolvimento tecnológico, mercadológico, administrativo, financeiro e marketing. Fomos auxiliados por diferentes mentores, altamente qualificados, que nos direcionaram para o caminho correto a seguir, para que hoje fôssemos uma startup robusta”, comentou a CEO Eduarda Olivia Schneider, que agradece à Criatec e à Universidade pela oportunidade. Ela afirma que quer se manter presente, proporcionando vagas de emprego e retribuindo tudo o que foi proporcionado. 

A Agroinstrumentos, por sua vez, é uma micro indústria que fabrica medidores de umidade de grãos e outros equipamentos voltados para o agronegócio. Ela surgiu em 2019, a partir de uma parceria entre João Weber e Rodrigo Feigel, que já eram parceiros em outros negócios. Em 2019, eles foram contemplados com o programa de aceleração Centelha - RS e, com auxílio da Criatec, conseguiram arrecadar fundos para iniciar o desenvolvimento do produto. “A Criatec, além de fomentar e auxiliar nestes editais de aceleração, também possui um laboratório com máquinas e equipamentos adequados para o desenvolvimento de novas tecnologias, e que a Agroinstrumentos faz o uso”, explicou João.

Já a Produtora Mastella é uma empresa especializada em vídeos cinematográficos. Desde o início, seu objetivo era trazer uma nova perspectiva e dinamismo ao mercado audiovisual. “Nossa expansão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina não foi apenas um marco importante, mas também um reflexo da paixão e qualidade que imprimimos em cada projeto. A filosofia da empresa sempre foi comunicar com clareza e engajamento, acreditando que cada vídeo é uma oportunidade única de conectar-se com o público. E a colaboração da Criatec foi essencial. Participar de workshops e formar parcerias enriqueceu nossa criatividade e expandiu nossas habilidades, impulsionando ainda mais o crescimento da empresa”, destacou Thiago Mastella, reforçando que a infraestrutura e as consultorias oferecidas pela Incubadora também foram fundamentais. “Elas nos proporcionaram os recursos e o suporte necessários para nos destacarmos no competitivo segmento de vídeos cinematográficos”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.