Unijuí recebe visita de gerentes da Fockink e discute potencialidades para parcerias - Unijuí

A Unijuí recebeu na última semana, no dia 7 de dezembro, a visita de integrantes da empresa Fockink. O encontro teve como objetivo alinhar possíveis parcerias a partir do conhecimento gerado na Unijuí e das demandas da empresa nas múltiplas áreas em que atua. Neste sentido, foram recepcionados o novo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fockink, Alejandro Meyer, e o atual gerente Edomir Schmidt e do analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Matheus Meotti, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

Com programação intensa, a visita iniciou na reitoria, onde os profissionais foram recepcionados pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que apresentou a estrutura da Universidade bem como o seu ecossistema de inovação. Além disso, foram apresentados projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Fockink e financiados pela Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do RS; e uma proposta de pesquisa a ser executada através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

O encontro contou ainda com a participação dos professores Daniel Baggio, Gerusa Conceição, Ivan Ricardo Carvalho, José Antonio González, Fernanda Sanes, da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência, Fabiana Simon e da estudante Juliana Aozani da Rosa.

O grupo também esteve na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), onde a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, apresentou empresas incubadas e evidenciou as possibilidades de interação a partir da incubadora e das startups que a compõem. No Espaço Mais Inovação, o bate-papo foi com a equipe do Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí. Os professores Paulo Sausen e Maurício de Campos apresentaram os laboratórios e as pesquisas em desenvolvimento, a partir das quais já foi possível identificar pelo menos três frentes de investigação.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a visita foi extremamente positiva e com potencial para novas parcerias. “O objetivo central da nossa reunião foi apresentar ao Alejandro Meyer, o novo gerente de Inovação da empresa, os projetos que estamos desenvolvendo em colaboração com eles. Também discutimos as potencialidades da nossa Universidade para estabelecer novas parcerias. Como resultado dessa interação produtiva, alinhamos três novas iniciativas de trabalho, que começaremos a discutir a partir de fevereiro do próximo ano. Essa reunião reforçou minha convicção no potencial de colaborações futuras entre nossa instituição e a Fockink”, pontuou o professor.