Mostra de Projetos Integradores tem últimas apresentações e marca a inovação na educação da Unijuí - Unijuí

Na noite desta quinta-feira, 14 de dezembro, acontecem as penúltimas apresentações da Mostra de Projetos Integradores da Unijuí. Os PIs, como são chamados, começaram a ser apresentados no dia 21 de novembro, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi - e terão seu fechamento no dia 19 de dezembro, com uma socialização especial junto à Industrial KF, em Panambi, pelo PI Grandes Desafios da Engenharia, que integra os acadêmicos de Engenharia Mecânica.

Neste semestre, 236 Projetos Integradores estiveram em andamento, oriundos de 108 desafios. As demandas que partem de entidades, de órgãos públicos e de empresas de toda a região desafiaram os estudantes, das mais diversas áreas, a pensarem em soluções para estes problemas, que são reais e estão presentes na comunidade.

Os PIs, como destaca a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que deixa o cargo nesta quinta-feira, fazem parte da Graduação Mais, modelo de cursos de graduação que foi implantado na Unijuí em 2021 para atender às mudanças na área de ensino e também no mercado de trabalho. “Estamos fechando um ciclo de quatro anos na Reitoria, em que muitas transformações aconteceram no mundo e na Universidade. Quando assumimos essa gestão, já sabíamos da necessidade de transformações pedagógicas, a fim de acompanhar as mudanças trazidas não somente pela tecnologia, mas também pelas exigências do mercado de trabalho em termos de competências profissionais. Assim, propusemos uma inovação bastante robusta nos cursos de graduação, que culminou na Graduação Mais”, destacou a vice-reitora de Graduação, lembrando que foram 29 cursos de graduação que se reinventaram, trazendo o ensino focado em competências, por módulos e temas geradores, com Projetos Integradores, estudos independentes, disciplinas a distância, de formação profissional e pessoal, focadas em desenvolver habilidades que ultrapassam as específicas de cada profissão.

“Estamos fechando o terceiro ano desta inovação pedagógica com os Projetos Integradores implementados e fazendo a diferença para os nossos estudantes, que estão tendo a oportunidade de vivenciar desafios reais desde o início do curso, assim como para toda a comunidade regional, que encaminha os seus problemas. Ao longo de seis semestres, foram mais de 1000 projetos desenvolvidos, centenas de entidades atendidas em suas demandas e muitos egressos retornando à Unijuí como mentores, auxiliando com o seu conhecimento”, destacou a professora, ressaltando que a atual gestão encerra com a sensação de que fez o melhor para manter a Unijuí relevante no cenário regional e merecedora do conceito 5 junto ao Ministério da Educação (MEC).

“Só temos a agradecer aos nossos professores que aceitaram o desafio dessa reinvenção e que estão fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes. A nova gestão tem o desafio de qualificar essa proposta, para torná-la ainda mais robusta, o que tenho certeza que fará com todo o compromisso que é a nossa marca”, finalizou.