Cerimônia marca a posse da Presidência da Fidene e Reitoria da Unijuí - Gestão 2023/2027 - Unijuí

Nova Reitora da Unijuí: professores Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração; Daniel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação; e Dieter Rugard Siedenberg, reitor

Em uma cerimônia realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum nesta quinta-feira, 14 de dezembro, foram empossados os novos membros da Presidência, Conselho Curador e Conselho Diretor da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), além da nova Reitoria da Unijuí - Gestão 2023/2027. O ato contou com a presença da comunidade acadêmica, autoridades e imprensa de toda a região.

Aberta com a apresentação do Coral Unijuí, a cerimônia contou, inicialmente, com a posse dos novos presidente e vice-presidente da Fidene: professores Dieter Rugard Siedenberg e Cátia Maria Nehring. A presidência e vice, até então, eram ocupadas pelas professoras Cátia Maria Nehring e Euselia Paveglio Vieira. Já a diretoria executiva da Fundação passa, na nova gestão, do professor Dieter para o professor Edson Luiz Padoin.

Na sequência, foram empossados os membros titulares do Conselho Curador da Fundação: André Hoffmann, Elis Regina Manhabosco Allegranzzi, Joel de Assis Leone, José Delnyr Risso, Juarez Neme da Costa, Patrícia Andressa Bertoldi Posselt, Roberto Fengler, Teodoro Clebsch e Vania Elise Diel. Como suplentes, estão Aldemir Berwig, Elton Martim Lohmann e Marcelo Loeblein dos Santos.

O Conselho Diretor, por sua vez, tem como membros titulares o presidente da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg, a vice, professora Cátia Maria Nehring, Dante Maurício Tissot, Jaeme Luiz Callai, Juliano Beck, Martinho Luís Kelm, Mirna Stela Ludwig, Rafael Zancan Frantz e Roque Enderle. São suplentes Ivo Ney Kuhn, Luciano Zamberlan e Jorge Oneide Sausen.

A Reitoria da Unijuí - Gestão 2019/2023 despede-se com a professora Cátia Maria Nehring ocupando, então, a função de reitora; com a professora Fabiana Fachinetto na Vice-Reitoria de Graduação; com o professor Fernando Jaime González na Vice-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão; e com o professor Dieter Rugard Siedenberg saindo do cargo de vice-reitor de Administração.

O professor Dieter assume a Gestão 2023/2027 como reitor, ao lado dos professores Bruna Comparsi, eleita vice-reitora de Graduação; Daniel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração da Unijuí.

Representando o prefeito, Andrei Cossetin, participou da cerimônia o vice, Marcos Barrichello, que destacou que a Unijuí merece estar na posição que está graças a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso da Universidade e para o desenvolvimento do Município.

O vice-prefeito abriu os pronunciamentos da noite, que tiveram sequência com a fala emocionada da então reitora, professora Cátia Maria Nehring. “Olho para trás e é impossível não sentir uma mistura de orgulho e humildade diante dos desafios superados e das conquistas coletivas alcançadas ao longo de 13 anos de gestão”, destacou a professora, lembrando que, ao decidir assumir a responsabilidade de liderar a Instituição, comprometeu-se não apenas com a gestão administrativa, mas com a missão de formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, além de difundir o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de toda a região.

“Hoje, posso afirmar com convicção que cumprimos com essa missão de forma coletiva. Durante estes anos, enfrentamos desafios significativos, desde os obstáculos orçamentários, a redução drástica no número de estudantes até as mudanças nos cenários político e educacional. No entanto, a força e a competência da nossa comunidade acadêmica permitiram que a Universidade se reinventasse. Superamos as adversidades, nos adaptamos às novas realidades e nos posicionamos como uma universidade de excelência, com conceito máximo no MEC”, enfatizou a professora.

O novo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, iniciou sua fala ressaltando os números da Unijuí: desde a sua fundação, em março de 1957, a Instituição já graduou quase 50 mil profissionais, qualificou cerca de 1.700 mestres, quase 200 doutores e milhares de estudantes em outros cursos de pós-graduação, MBAs e especializações. “Estes números, por si só, atestam o que a nossa Instituição propiciou em termos de qualificação profissional e o que ela representa na vida de dezenas de pessoas e famílias, bem como de organizações públicas e privadas da região”, disse.

O professor também destacou alguns pontos que serão trabalhados pela nova gestão, tendo como mote quatro palavras-chaves: conectar, pertencer, inovar e desenvolver. O grupo pretende debater mecanismos, processos e estruturas de reaproximação, de reconexão das pessoas, já que isso acabou se perdendo durante a pandemia. A nova gestão quer aprimorar a sensação de pertencimento, para que a comunidade acadêmica auxilie nas decisões e assuma o compromisso da implementação; e quer, também, apostar na inovação, mesmo diante dos desafios impostos. “E, por último, queremos desenvolver. E desenvolver não é fazer mais do mesmo, é fazer melhor do que antes. Esse é o nosso desafio e todos estão convidados a fazer parte deste trabalho, afinal, somos todos Unijuí”, destacou o novo reitor.