Bolsistas de atletismo da Unijuí e ANR comemoram conquistas de 2023 - Unijuí

Bolsistas de atletismo da Unijuí e ANR comemoram conquistas de 2023

Com o objetivo de incentivar o esporte, a Unijuí mantém, desde 2021, um convênio para a concessão de bolsas de estudos para atletas da Associação Noroeste Runners (ANR), que promove o atletismo de forma gratuita para crianças, jovens e adultos no município de Ijuí e região.

Em 2023, a Unijuí conta com cinco atletas universitários que tiveram um ano cheio de conquistas para comemorar. Gabriela Bender, acadêmica de Educação Física na modalidade Ensino a Distância (EaD), conquistou a medalha de ouro nas categorias 1,5km e 5km feminino na etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), 1º lugar na categoria geral da 26ª Maratona Internacional de Uruguaiana e 3º lugar na categoria 7km da Rústica da Maratona Internacional de Porto Alegre.

“Comecei o ano com uma lesão, foi um período bem difícil, mas graças à toda equipe multidisciplinar, consegui me reerguer para conquistar novamente o Campeonato Gaúcho Universitário e o Campeonato Estadual Adulto de atletismo. Agradeço também a Unijuí, que me apoia com uma bolsa de estudo integral, por proporcionar o conhecimento aliado ao esporte. Estou fechando um grande ano e já me preparando para a temporada de 2024”, afirmou Gabriela.

Victor Debesaitis, que cursa Educação Física, destacou-se na etapa gaúcha do JUBs, ficando com a medalha de prata na categoria de 1,5 km masculino, 1º colocado geral na categoria 2km da Corrida de Integração do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, 3º lugar nas Corridas Sesi, categoria 3km e Waldir Dobler, no ranking geral, categoria 5km. O atleta Alex Ramos também está trilhando seu caminho nas competições, vencendo a Corrida do Sesi, na categoria 6km e campeão geral nos 5km, na Corrida Polivalente Ijuí.

O estudante de Educação Física, Geliel Pelisson, também sagrou-se campeão nas categorias 3,8km com obstáculos na etapa estadual do JUBs e no Campeonato Gaúcho Universitário, na categoria 3km com obstáculos; 1º lugar na categoria 5km da Corrida de Integração do Colégio Tiradentes da Brigada Militar; e 2º lugar na categoria de 3km da Corrida do Sesi em Ijuí.

“Voltar aos treinos e entrar para essa equipe tem aberto muitas portas, iniciando pela Unijuí, onde sou contemplado com uma bolsa de estudos. Foi um ano desafiador, onde precisei me recuperar de uma lesão que me deixou de fora de competição em nível nacional, mas com o apoio necessário consegui voltar a atuar. Além disso, me tornei professor estagiário na ANR, onde estou crescendo como profissional, atleta e pessoa”, destacou Geliel que agora se prepara para o próximo ano.

Renan Barckfeld, primeiro atleta beneficiado com o convênio de cooperação entre a Unijuí e a ANR, também teve um ano vitorioso. O estudante de Educação Física conquistou o 1° lugar na Maratona Sesc de Pelotas/RS, na categoria 21km e na Corrida de Aniversário da Sogipa em Porto Alegre e 2º colocado no ranking geral da categoria 10km do Circuito Poa Day Run.

O presidente da Associação, Ethor Martins, avalia a parceria com a Unijuí. “Além de proporcionar saúde por meio do esporte, a Associação leva conhecimento aos atletas ao beneficiá-los com bolsas de estudos na Unijuí, o que agrega muito às suas vidas. A nossa parceria ocorre há dois anos e felizmente nossos atletas já conquistaram diversas medalhas em campeonatos e provas importantes”, finalizou.