Novas aquisições vão qualificar a pesquisa e a atuação do Espaço + Inovação Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Novas aquisições vão qualificar a pesquisa e a atuação do Espaço + Inovação Unijuí

Criado com o intuito de acelerar o processo de consolidação de uma cultura inovadora e empreendedora em Ijuí e região, o Espaço + Inovação Unijuí continua se qualificando com a aquisição de novos equipamentos e, inclusive, de um carro elétrico, recebido na última semana. As novas aquisições fazem parte do projeto “Ampliação e qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade inteligente", executado pela Fidene/Unijuí em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Termo de Fomento nº 905143/2020, viabilizado a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Darcísio Perondi.

O carro elétrico da Nissan Leaf será objeto de estudo a partir da realização de experimentos sobre formas de uso, análise de funcionamento e aproveitamento de energia, por exemplo. Conforme explica o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleyton Avi, no Espaço também será construído um estacionamento com placas solares, que vai gerar energia para que o carregamento aconteça. “Nosso diferencial é que teremos um carregador rápido que possibilitará a recarga de dois carros ao mesmo tempo. Enquanto um carregador normal demora entre 7h e 8h para garantir uma carga completa, o nosso carregador fará isso em 1h. E o melhor: estará disponível à comunidade de Ijuí e região”, destacou o professor. 

Para além do carro elétrico e do novo estacionamento que resultarão em novas pesquisas, produzidas principalmente pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da Unijuí,  o Espaço + Inovação também adquiriu quatro óculos de realidade virtual; dois drones; 20 kits de robótica da Lego, que serão utilizados em oficinas; 20 kits Arduíno; 20 kits Maker e mais dois supercomputadores para o desenvolvimento do software do metaverso do Espaço + Inovação. “Ainda vamos receber sensores, que serão utilizados para oficinas, para pesquisas e principalmente para o desenvolvimento de soluções a partir das antenas Lora”, completou.

Conforme destaca o professor Peterson, as novas aquisições reforçam a atuação do Espaço nas áreas de tecnologia e de inovação em toda a região. “Lembrando que o Espaço + Inovação é um local aberto aos nossos estudantes, mas também à comunidade. Nós estamos construindo essa relação e nos efetivando com um espaço para que as pessoas possam experienciar novas tecnologias e fazer uso dos nossos recursos para o desenvolvimento de novas soluções”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.