Plataforma Sou Mais conecta Unijuí à comunidade regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Plataforma Sou Mais conecta Unijuí à comunidade regional

Desde 2021, ano que marca a implantação do atual modelo de cursos de graduação na Unijuí, chamado de Graduação Mais, as comunidades acadêmica e externa passaram a ouvir falar em Projeto Integrador, ou PI, que é um componente curricular que coloca os estudantes diante de desafios reais, encaminhados por membros da sociedade, para que eles possam, em conjunto, debater e encontrar soluções.

E foi para facilitar a comunicação entre a comunidade e a Universidade que foi criada a Plataforma Sou Mais, onde qualquer pessoa pode se inscrever para apresentar uma demanda - ou um desafio a ser resolvido, e conferir os projetos que já foram executados pelos estudantes. “Qualquer pessoa pode ser um demandante e inscrever um problema: um empresário, uma pessoa que tem um pequeno negócio, um líder de bairro ou mesmo alguém que participa de alguma ONG. Posteriormente, quando o projeto está em desenvolvimento, a pessoa que o demandou pode acompanhar o desenvolvimento do projeto, tudo pela plataforma”, explicou a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Mariane Martins. 

Desde 2021 até agora, foram 600 desafios cadastrados na Plataforma e, destes, 500 já foram atendidos. A procura pela inscrição de demandas têm aumentado, mas a Universidade, segundo Mariane, tem priorizado uma conversa mais próxima com a sociedade e, por isso, a cada início de semestre, os professores têm feito questão de entrar em contato com os demandantes para alinhar os desafios. “Esse movimento tem acontecido por dois motivos: primeiro porque os desafios atendidos precisam ter consonância com um tema do módulo. Por exemplo: se um agricultor ou uma organização de agricultores está com problema no cultivo de determinada hortaliça, mas neste semestre este tema não está sendo atendido em nenhum módulo da Agronomia, não é possível atender o demandante de imediato. Embora os estudantes sejam desafiados a resolver problemas, estes problemas precisam estar relacionados àquilo que eles estão estudando naquele momento, porque toda a solução é baseada em elementos conceituais que estão sendo discutidos na disciplina, então há uma responsabilidade científica na formação, mas também na resposta que é dada à comunidade”, explicou Mariane.

O segundo motivo da procura dos professores aos demandantes diz respeito a como os desafios têm chegado pela plataforma. Normalmente, a pessoa que demanda já pede uma solução. Por exemplo: uma pequena loja que não consegue aumentar as vendas e acredita que se fizer um material de divulgação conseguirá aumentar. Logo, ela demanda uma solução, que é o material de divulgação. No entanto, quando os estudantes da Comunicação, orientados pelos professores, vão até ela e começam a conversar para tentar entender por que ela demandou o material, e a pessoa fala sobre as vendas, eles começam a perceber outros problemas, como, por exemplo, que a organização do estabelecimento não é boa, que há uma dificuldade no atendimento ou a localização não é a mais adequada para aquele tipo de mercadoria. 

“Logo, não bastaria fazer um material de divulgação. Por isso a importância deste diálogo, para entender o verdadeiro problema e depois fazer o cadastro. Veja, se simplesmente, no exemplo citado, se faz o material de divulgação sem questionar e as vendas não aumentam, a pessoa ficará frustrada com a Universidade. Por isso as respostas aos problemas levam um semestre, porque são baseadas na ciência, em pesquisas, em estudos, e não naquilo que podemos ‘achar’ que é a solução”, destaca a coordenadora.

A Plataforma Sou Mais também recebe a inscrição de mentores, que são pessoas da comunidade que têm uma experiência de trabalho em alguma área e vão para a sala de aula como voluntários, para auxiliar o professor e o estudante na resolução de um problema, a partir da sua experiência profissional. Uma experiência que tem chamado a atenção de voluntários - ou melhor, dos 584 mentores já cadastrados na Plataforma. “Temos escutado depoimentos muito bonitos de egressos da Unijuí e que agora voltam para a sala de aula para auxiliar o professor. Eles se sentem muito felizes com este movimento”, comentou Mariane, ressaltando que a Plataforma tem conseguido cumprir com o seu papel, que é fazer o encontro entre a comunidade e a Universidade. 

“Mais do que fazer essa conexão e de ser uma vitrine, afinal, os projetos executados podem ser visualizados, a Plataforma Sou Mais também possibilita o levantamento de dados. Por exemplo, podemos afirmar que até o final de 2023 desenvolvemos 1121 projetos, isto é, foram 1121 soluções devolvidas à comunidade”, comenta a coordenadora do NIP. Em relação à formação dos estudantes, segundo Mariane, a Plataforma é importante pois organiza o processo e ajuda no desenvolvimento de uma metodologia, já que o estudante vai desenvolvendo os estudos a partir da organização da Plataforma e das etapas do desenvolvimento do projeto. 

Para quem quer saber mais sobre a Plataforma Sou Mais, cadastrar uma demanda, se inscrever para ser mentor ou mesmo conferir os projetos já executados pelos estudantes, acesse este link.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.