Madp é única instituição do Estado a receber Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Madp é única instituição do Estado a receber Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal

O Museu Antropológico Diretor Pestana está entre as 30 instituições nacionais e a única do Rio Grande do Sul a receber a 9ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). A premiação visa reconhecer práticas de educação museal realizadas por instituições museológicas privadas sem fins lucrativos e práticas alinhadas aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). 

Foram contemplados projetos que impulsionaram a educação museal como um processo abrangente, abordando múltiplas dimensões nos âmbitos teórico, prático e de planejamento. Neste sentido, o Madp foi premiado por meio das ações educativas virtuais realizadas nos últimos anos, como a Exposição Virtual “As mulheres que estão no mapa” e as ações virtuais “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí” e “Produção de Jogos Virtuais Educativos para o Museu Antropológico Diretor Pestana”, que apresentam o suporte digital como um recurso de democratização das informações proporcionando uma experiência educativa a um público diverso.

Para a diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Iselda Sausen Feil, o prêmio vem carregado de significados. “Receber o Prêmio denominado Darcy Ribeiro já é algo significativo, pois sabemos a importância dele para os museus e pesquisadores de antropologia. Além disso, para nós, isso é uma vitória e um reconhecimento ao trabalho que realizamos com seriedade e comprometimento”, destacou. Visando o aprimoramento constante, o Madp investirá a verba da premiação para tornar as ações virtuais como um processo contínuo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.