Unijuí conquista aprovação de projeto para fomentar a inovação tecnológica na área do agronegócio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí conquista aprovação de projeto para fomentar a inovação tecnológica na área do agronegócio

A Unijuí conquistou a aprovação de um importante projeto junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SICT/RS). O “Living Lab Agro Noroeste Missões”, como é chamado, busca fomentar a inovação tecnológica no agronegócio da região e auxiliar as cooperativas, produtores e empresas no setor agrícola. O projeto será implantado no campus de Santa Rosa e tem parceria da Cooperativa Tritícola Santa Rosa (Cotrirosa) e do Município de Santa Rosa. O valor aprovado é de cerca de R$ 1 milhão para a execução. 

A iniciativa tem a proposta de criar uma infraestrutura integrada de hardware e software que combine dados do solo, dados climáticos em tempo real e imagens aéreas para otimizar a produção de grãos, minimizando o uso de agrotóxicos e insumos. O objeto deste projeto é a criação desta infraestrutura que envolve a captura, transmissão, armazenamento, análise e tratamento de dados voltado à área de plantio agrícola para auxiliar as cooperativas, produtores e empresas do setor na tomada de decisão. 

Além disso, o projeto visa capacitar e sensibilizar a região sobre o potencial da tecnologia no setor agrícola. De acordo com o coordenador do projeto, professor Sandro Sawicki, o Living Lab Agro Noroeste Missões será uma fonte rica e atualizada de informações do agronegócio na região, que auxiliará os produtores, além de fornecer um dataset público com dados e imagens. “A proposta surgiu a partir da necessidade da região, que carece de incentivos e sensibilização no setor agrícola. Com o projeto será possível obter a qualidade e tratamento dos dados em tempo real, os quais podem auxiliar as cooperativas e produtores a explorarem ainda mais a produtividade de grãos com sustentabilidade”, destaca.

O professor salienta que com a aprovação, será possível angariar mais infraestrutura de comunicação para a captura de dados e informações, como é feito hoje com o Smart LiveLab. “Nós pensamos como ideia abordar a questão do agro em três frentes: a primeira é do cuidado do solo, a segunda é que irá cuidar da parte do clima, e a terceira, que acho que vai ser bem interessante e é uma das metas do projeto, que é de criar um dataset de dados atualizados utilizando a captura de imagens aéreas”, ressalta. 

Atualmente, estão sendo orçados valores para a compra de drones de última geração, com câmeras de alta precisão e imagem que podem renderizar diversas informações para estudos e levantamento de dados. “Podemos verificar o relevo, calcular a densidade da mata existente, assim como o número e altura das árvores. A partir disso, se pode ter informações de quanto de área de plantio temos na região. A ideia é usar o drone semanalmente ou quinzenalmente para ver a evolução da parte agrícola das plantas, até a parte adulta, com dados sobre o solo e o clima”, comenta o professor Sandro Sawicki. 

O primeiro kit de sensores que irão transmitir os dados via LoRa, que é uma rede de transmissão de longo alcance para o levantamento e troca de dados, já foi instalado na localidade de Cerro Alto, em Tuparendi, em parceria com a Cotrirosa. A previsão é de que outros quatro sejam instalados na mesma propriedade, além de uma estação meteorológica com dados pluviométricos mais certeiro, sobre o vento, raios ultravioleta, temperatura e umidade do ar, entre outros. Todas as informações serão transmitidas em tempo real e serão armazenadas. 

O projeto em si iniciará em 2024 e a intenção é de ampliar o atual espaço do Living Lab, que está instalado no campus de Santa Rosa. “Temos que pensar em como vamos operacionalizar tudo. Estamos muito contentes, claro que é um desafio e agora vamos atrás de parcerias para que o projeto seja um sucesso”, finaliza o coordenador. 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.