Unijuí incentiva a participação da comunidade na construção do Plano Nacional de Pós-Graduação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí incentiva a participação da comunidade na construção do Plano Nacional de Pós-Graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresentou neste mês de dezembro a proposta preliminar do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o quinquênio de 2024-2028. O PNPG é uma peça fundamental para a atuação da Capes, visto que suas proposições devem se traduzir em políticas públicas efetivas que resultem em melhorias contínuas do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).

Buscando a contribuição da população para a sua construção, o Plano foi submetido no dia 20 de dezembro para consulta pública, onde a comunidade pode realizar contribuições até o dia 25 de janeiro, diretamente no documento eletrônico disponível no site, www.gov.br/participamaisbrasil/pnpg-2024-2028

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, destacou a importância do PNPG para nortear as ações. “O Plano passa a ter uma preocupação em trazer diretrizes, objetivos, metas, que são todos interligados e interdependentes para esses próximos cinco anos. Por isso, é importante traçarmos estratégias e ações conjuntas com a participação da sociedade como um todo, para essas definições”, pontuou.

Baggio incentiva a participação. “Todos os professores que fazem parte de Programas de Pós-Graduação, Instituições e a sociedade como um todo, podem acessar essa proposta preliminar deste novo PNPG, indicar melhorias possíveis para que possa futuramente ser implementado. Enfatizo também que o Plano tem uma visão por Estados e no Rio Grande do Sul temos alguns indicadores que podem ser consultados a partir de metas e prioridades”, destacou. 

O Plano conta com sete eixos: acesso à conclusão na Pós-Graduação; qualidade da Pós-Graduação no Sistema Nacional de Pós-Graduação; Educação Básica e Pós- Graduação; Pesquisa, extensão e inovação; Assimetrias e desenvolvimento; Internacionalização e Governança estratégica. 

O documento completo pode ser conferido neste link


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.