Projetos de pesquisa: trabalhe habilidades e conheça novas formas de adquirir conhecimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projetos de pesquisa: trabalhe habilidades e conheça novas formas de adquirir conhecimento

Quando você ingressa em uma universidade, dá início a um período de descobertas e de novas experiências. Você faz amigos, tem acesso a disciplinas completamente diferentes daquelas ofertadas na escola, e passa a conhecer novas formas de adquirir conhecimento. E aqui, não falamos apenas de práticas em sala de aula, mas da experiência ao participar de projetos de pesquisa e de extensão. 

Um projeto de pesquisa tem o intuito de realizar estudos científicos relacionados a uma determinada área do conhecimento. Ele é integrado por estudantes, nem sempre pertencentes a um mesmo curso, que são acompanhados por professores pesquisadores que têm a função de orientar e mediar a discussão de temas específicos. 

“Um projeto de pesquisa busca fazer algum tipo de investigação e, para isso, são utilizados recursos como dados laboratoriais, pesquisas em bancos de dados, experimentos em modelos animais ou mesmo entrevistas diretamente com a população”, explicou o professor doutor Vitor Antunes de Oliveira, coordenador do curso de Biomedicina da Unijuí e do projeto de pesquisa “Avaliação clínico-laboratorial em pacientes acometidos pela Covid-19”. 

O projeto de pesquisa que coordena realiza uma análise dos exames laboratoriais de pacientes graves, internados em UTI, em razão da Covid-19. O grupo avalia os exames dos pacientes que conseguiram alta e daqueles que acabaram indo a óbito. “Nós já coletamos dezenas de prontuários, que estão sendo processados, e que vão nos ajudar a chegar em resultados que vão auxiliar no prognóstico de pacientes graves, acometidos pela Covid-19 e por outras doenças. O objetivo é, com estes resultados, orientar os médicos, os profissionais de saúde, para alterações que indiquem que o paciente tem mais chances de morrer. Observando essas alterações, será possível entrar com terapias mais intensas, na tentativa de salvar essa pessoa”, explicou o coordenador.

De acordo com o professor, a participação em um projeto de pesquisa é extremamente importante para o acadêmico, especialmente em uma universidade avaliada com conceito 5 pelo Ministério da Educação - caso da Unijuí. “O estudante que participa de um projeto de pesquisa, de extensão, ou mesmo de um estágio extracurricular, conclui a sua graduação de maneira mais qualificada. Trabalha o comprometimento, a responsabilidade, a autonomia para buscar novos conhecimentos. O acadêmico tem a chance de conhecer coisas novas, pessoas diferentes, de fazer amizades e de estudar de uma nova maneira, conhecendo técnicas inovadoras. Sem falar que, num projeto de pesquisa, por exemplo, ele é protagonista. Nós, professores, somos orientadores. Nós conduzimos os estudantes pelos melhores caminhos, mas o protagonismo é totalmente deles”, afirma. 

Para conferir os grupos e projetos de pesquisa em andamento na Unijuí, nas diferentes áreas do conhecimento, acesse este link


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.