Unilab realizou cerca de 260 mil exames em 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab realizou cerca de 260 mil exames em 2023

O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab é um ambiente completo, que realiza exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas e moleculares. Ao longo de 2023, cerca de 260 mil exames foram realizados pelo Unilab, o que representa um incremento de 95% em comparação com os resultados de 2022, conforme explica o coordenador do Laboratório, professor Matias Nunes Frizzo. 

“O ano de 2023 foi um ano de significativos avanços na prestação de serviços, ensino e extensão pelo Unilab, onde tivemos como principal resultado o aumento de cerca de 95% nos atendimentos. Além disso, o Laboratório também aumentou o número de estagiários (obrigatórios e não obrigatórios) em suas ações de ensino, bem como a participação em Projetos de Pesquisa e Extensão”, pontuou. 

Dentre os principais destaques, o professor aponta os avanços conquistados na área de diagnóstico molecular, onde diferentes tipos de exames estão sendo realizados a partir do aprimoramento da tecnologia. 

“Este setor do Laboratório já disponibiliza para a região os exames moleculares para o diagnóstico de SARS-CoV-2, Tuberculose, Dengue, Zika Vírus, Chikungunya, Papilomavírus Humano (HPV) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nos exames da metodologia de Flowchip, estão sendo realizados painéis moleculares, dentre eles: o Painel Bacteriano e de Sepse para 36 patógenos, incluindo fungos e bactérias, além de 20 marcadores de genes de resistência a antibióticos; Painel Respiratório, com 24 patógenos, incluindo vírus e bacterias; Painel HPV, com 35 diferentes tipos do vírus e Painel IST, com 11 patógenos, incluindo bactérias, vírus e protozoários”, explicou. 

Para 2024, a meta é ampliar o Unilab. “Neste ano, queremos implementar a nova área de técnica de biologia molecular, a qual permitirá mais avanços em diagnósticos moleculares. Também pretendemos realizar adequações de infraestrutura para ampliar a prestação de serviços e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão”. 

Além de prestador de serviço, o Laboratório é um espaço importante para a formação de estudantes dos cursos da área da Saúde da Unijuí. “O Unilab é um local para a realização de atividades práticas que contribuem para o desenvolvimento de competências nas diferentes fases dos cursos da área da Saúde.  Aliado a isto, prestamos os serviços laboratoriais para a comunidade local e regional, e também desenvolvemos atividades de iniciação científica”, explica Matias. 

Atualmente, o Unilab conta com duas unidades, sendo uma no campus Ijuí e outra no centro da cidade, para atender toda a comunidade regional. Para mais informações entre em contato com o Laboratório pelo Telefone (55) 3332-0554 - ramal 3216 (Unidade do campus Ijuí) e ramal 3254 (Posto de Coleta localizado no centro da cidade), pelo whatsApp (55) 3332-0554 ou ainda via e-mail unilab@unijui.edu.br


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.