Unijuí ofertará mais de 90 bolsas integrais pelo ProUni 2024 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí ofertará mais de 90 bolsas integrais pelo ProUni 2024

Agora, com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, os estudantes têm a oportunidade de pleitear bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ingressar na Unijuí. As inscrições ocorrerão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, no site acessounico.mec.gov.br/prouni.

Para o primeiro semestre de 2024, a Unijuí ofertará mais de 90 bolsas integrais, de 100%, em seus quatro campi. No campus Ijuí, serão 62 bolsas integrais para os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design Digital, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia. 

No campus Ijuí também estão sendo disponibilizadas 10 bolsas integrais para os cursos da modalidade de Ensino a Distância (EaD), sendo para os cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão Comercial, Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Gestão de Recursos Humanos. 

No campus Santa Rosa são 13 bolsas entre os cursos de Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Psicologia. No campus Panambi, são sete bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. Já no campus Três Passos são oferecidas três bolsas de estudos para o curso de Direito. 

Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, essa é uma excelente oportunidade para os candidatos que desejam iniciar uma jornada acadêmica em uma instituição comprometida com a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos estudantes. 

"A Unijuí, é uma Universidade Comunitária com nota máxima no Ministério da Educação (MEC) que vai além da sala de aula ao oferecer diversas vivências e o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais conectadas aos desafios de um mundo em constante transformação. Essas experiências englobam participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, intercâmbio, grupos culturais e, ao longo do processo formativo, proporcionam contato e estabelecimento de relações com o mundo do trabalho. Além disso, contamos com uma infraestrutura inovadora e nossos professores, mestres e doutores, são reconhecidos pela excelência acadêmica em suas áreas de atuação”, destacou a professora.

Como concorrer às vagas do ProUni

Conforme o Edital nº 2 de 16 de janeiro de 2024, publicado pelo Ministério da Educação, a seleção conta com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados que podem optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência, no ato da inscrição.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter participado do Enem, edição de 2022 ou de 2023, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado na nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br - meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma. Ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.

No caso da Unijuí, onde são ofertadas bolsas de estudos integrais,  o candidato deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.118,00 por pessoa.

Calendário

A primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro e seguirá até o dia 20 de fevereiro. A segunda chamada será de 27 de fevereiro a 7 de março. O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino ao qual foi pré-selecionado.

Dessa forma, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo os mais importantes o documento de conclusão do Ensino Médio, comprovantes de renda e documentos de identificação.

Lista de espera - Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será nos dias 14 e 15 de março. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 18 de março. 

Informações complementares sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 55 3332.0444, ou ainda no site do Prouni.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.