Inscrições para o ProUni iniciam nesta segunda-feira; Unijuí conta com mais de 90 bolsas integrais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Inscrições para o ProUni iniciam nesta segunda-feira; Unijuí conta com mais de 90 bolsas integrais

Iniciam-se nesta segunda-feira, 29 de janeiro, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos podem realizar a inscrição até o dia 1ª de fevereiro, pelo site acessounico.mec.gov.br/prouni. Nesta edição, a Unijuí oferece mais de 90 bolsas integrais, de 100%, em seus quatro campi. 

No campus Ijuí, serão 62 bolsas integrais para os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design Digital, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia. 

No campus Ijuí também estão sendo disponibilizadas 10 bolsas integrais para os cursos da modalidade de Ensino a Distância (EaD), sendo para os cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão Comercial, Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Gestão de Recursos Humanos. 

No campus Santa Rosa são 13 bolsas entre os cursos de Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Psicologia. No campus Panambi, são sete bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. Já no campus Três Passos são oferecidas três bolsas de estudos para o curso de Direito. 


Como concorrer às vagas do ProUni

A seleção conta com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados que podem optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência, no ato da inscrição. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter participado do Enem, edição de 2022 ou de 2023, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado na nota da redação. 

No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br - meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma. Ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.

No caso da Unijuí, onde são ofertadas bolsas de estudos integrais,  o candidato deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.118,00 por pessoa.


Calendário

A primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro e seguirá até o dia 20 de fevereiro. A segunda chamada será de 27 de fevereiro a 7 de março. O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino ao qual foi pré-selecionado.

Dessa forma, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo os mais importantes o documento de conclusão do Ensino Médio, comprovantes de renda e documentos de identificação.

Lista de espera - Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será nos dias 14 e 15 de março. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 18 de março. 

Informações complementares sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 55 3332.0444, ou ainda no site do Prouni.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.