IRDeR amplia demanda de pesquisas desenvolvidas em parceria de empresas em 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

IRDeR amplia demanda de pesquisas desenvolvidas em parceria de empresas em 2023

Com o objetivo de atender o ensino acadêmico, a pesquisa e a extensão, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), mais conhecido como Escola Fazenda, foi um importante espaço para o desenvolvimento do ensino e de pesquisas durante o ano de 2023. O espaço, que tem uma área total de 236 hectares, foi utilizado por estudantes do curso de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, além dos cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto sensu, para atividades de produção de grãos, mudas florestais e espécies forrageiras, olericultura, bovinocultura leiteira e suinocultura. 

Segundo o coordenador administrativo do IRDeR, o engenheiro agrônomo César Sartori, a principal demanda do ano passado envolveu a realização de pesquisas, em especial a pesquisa externa. Essa forma de pesquisa é feita quando a empresa traz a demanda até a Universidade, encaminha via Agência de Inovação Tecnológica (Agit), que repassa aos professores de cada área, os quais organizam a pesquisa no IRDeR. 

Ao todo, são 15 as empresas que desenvolveram pesquisas no espaço, as quais envolveram a participação direta de estudantes como bolsistas voluntários. “O envolvimento dos acadêmicos é de vital importância. Além de se envolver na pesquisa, é uma forma desses futuros profissionais se aproximarem das empresas que futuramente vão absorver a mão de obra técnica produzida pela Universidade”, comenta César.

Para este ano, o objetivo será ampliar os espaços e o número de equipamentos para as atividades, buscando acentuar o número de pesquisas desenvolvidas. “No ano passado tivemos a qualificação de alguns espaços, agora nosso objetivo é qualificar ainda mais a nossa estrutura física para oferecer tudo que há de mais tecnológico para os estudantes se apropriarem dessas informações e se capacitarem”, complementa o coordenador. 

Ele lembra que o IRDeR é uma importante ferramenta para ampliar a relação com o público geral, além da Universidade, uma vez que todas as informações geradas na Escola Fazenda possibilitam ser apropriadas no futuro para o desenvolvimento das comunidades. Também lembra o contato com a comunidade durante o Dia de Campo é uma oportunidade de todo o trabalho desenvolvido ser apresentado, tanto no ensino quanto nas pesquisas que irão ser colocadas em prática. “Este é um espaço qualificado, onde a Unijuí se destaca. São feitas diversas pesquisas que ajudam no desenvolvimento regional como um todo”, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.