Usina de Ideias é destaque pelos serviços prestados à comunidade e ao público interno em 2023 - Unijuí

A agência experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí (Usina de Ideias) é responsável pela oferta de diversos serviços à comunidade. A agência atua com acadêmicos, a partir de orientação e supervisão de professores dos cursos, e visa a inserção desses estudantes no mercado de trabalho, a partir da realização de trabalhos de comunicação integrada, criação de materiais gráficos e de produtos multimídias (vídeos, áudios, spots, blogs, boletins informativos e de planos de comunicação). A Usina de Ideias também faz a promoção e organização de eventos, presta serviço de assessoria de imprensa e criação de conteúdos digitais.

Em 2023, a agência experimental atuou junto a uma série de clientes, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER III - Unir) da Unijuí, onde fez assessoria de comunicação e a produção de conteúdos para as mídias sociais digitais e de comunicação interna, bem como prestando serviços de cobertura de eventos.  A Usina de Ideias também prestou assessoria de comunicação para a Editora Unijuí, produção de conteúdo para mídias sociais digitais para o Festival de Cinema de Três Passos, e promoveu oficinas de produção de vídeo para as turmas de projetos integradores dos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa.

Outro destaque foi a oferta de oficinas de fotografia no projeto de extensão Comunicação, Tecnologias e Empreendedorismo nas Escolas (CTEE), e a prestação de auxílio à Assessoria de Marketing da Unijuí, na cobertura de eventos, edição de vídeos institucionais e produção de material gráfico.

A coordenadora da Usina de Ideias, professora Rúbia Schwanke, ressalta a importância do trabalho efetuado pela Usina de Ideias, o qual integra a Universidade com a comunidade de toda a região. “Poder contar com a qualidade dos serviços que nós prestamos e ter um preço diferenciado também para ser realizado esse atendimento profissional, eu creio que isso seja uma grande vantagem”, ressalta.

A docente reforça a importância desse trabalho para a agência e para o desenvolvimento dos estudantes. “Conseguimos, através da nossa atuação, passar para os estagiários uma nova visão, um novo tipo de aprendizado. E para nós, enquanto Usina de Ideias, também nos fortalece enquanto agência experimental e isso acaba refletindo na excelência dos nossos cursos de comunicação.”

Segundo a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, professora Nilse Maldaner, a Usina de Ideias tem como objetivo em 2024, envolver mais estudantes dos cursos em atividades e projetos. “Outra meta que destacamos é que queremos atender projetos da Universidade com financiamentos e estar mais próximos de empresas da região que necessitam de ações e produtos de comunicação e divulgação”, comenta.

A professora relata que a agência é um importante espaço pedagógico para os estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, onde “por meio da prestação de serviços de comunicação e produção de conteúdo para a comunidade acadêmica e regional, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver atividades práticas que os colocam em contato com clientes e desafios reais, que contribuem em muito na sua formação e desenvolvimento de competências.”

As empresas e instituições podem ter acesso aos serviços da Usina de Ideias, entrando em contato através do e-mail: usina@unijui.edu.br. O horário de atendimento ocorre nos turnos vespertino e noturno.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.