Professora da Unijuí participa de teaching mobility/Erasmus+ na Universidade de Liepaja, na Letônia - Unijuí

A professora Fabiana Diniz Kurtz, colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e docente do curso de Letras da Unijuí, está participando de atividades de ensino e cooperação internacional junto à Universidade da Letônia.

Ao longo de sua estada, as atividades incluem uma gama de reuniões de trabalho junto ao setor de relações internacionais da Universidade, sob coordenação de Erika Lauberga, que já esteve na Unijuí em outubro de 2022, além de reuniões acadêmicas com a reitoria, coordenação e docentes dos programas de mestrado e doutorado em Estudos Sociais e Pedagogia, bem como com a prefeitura da cidade de Liepaja, escolas e demais representações locais.

Além disso, a professora realizará palestras sobre temas ligados à formação de professores e inovação em educação a estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Segundo a professora, além de única, a experiência é indescritível em função da peculiaridade histórica e cultural dos países bálticos e da Letônia em especial, dada sua presença no grupo de etnias representados junto à União das Etnias - Ueti em Ijuí. Características geográficas e climáticas também fazem desse contexto um tanto peculiar, assim como no meio acadêmico, a partir do papel da Universidade de Liepaja no campo da formação de professores, tecnologia e no estudo de línguas estrangeiras.

“Buscamos aprofundar nossas relações e cooperação internacional com a Letônia e Liepaja, também ampliando o escopo temático, algo que pode contribuir com os esforços de internacionalização da Unijuí e potencializar atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou a professora, lembrando que as atividades sob orientação do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí foram essenciais nesse processo.

“Meu intercâmbio de mobilidade Teaching Mobility Erasmus+ envolveu palestras a alunos de graduação, mestrado e doutorado em Pedagogia e Ciências da Educação na Universidade de Liepaja, além de diversos encontros e reuniões com dirigentes e gestores da cidade e da universidade. A universidade, regional como a nossa, possui diversos aspectos que a situam como uma interessante parceira de estudos e pesquisas”, comentou a professora, destacando que estar na Letônia no inverno foi, sem dúvidas, um desafio enorme, que demandou planejamento de muito tempo. Ela comenta que a mobilidade foi planejada de forma a socializar resultados de estudos e pesquisas e também verificar de que forma a Unijuí e a Universidade de Liepaja podem aprofundar cooperações internacionais de ensino, pesquisa e extensão. “Foi exatamente isso o que encontrei por lá: um grupo de professores muito envolvido com atividades de internacionalização, especialmente no Instituto de Ciências da Educação e no Doutorado em Pedagogia”.

A visita in loco a uma das escolas da cidade, a conversa com o vice-prefeito e a participação em reuniões com a reitoria e diretoria do Instituto fizeram com que a professora Fabiana percebesse que a Unijuí tem elementos potenciais de articulação envolvendo a formação de sujeitos, tanto por meio dos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos junto às escolas de educação básica, como também pelos inúmeros projetos de formação continuada que são a marca da Unijuí e que também chamaram atenção de professores e acadêmicos em Liepaja.

“Os gestores buscam articular ainda mais ações Brasil-Letônia com efetiva mobilidade de sujeitos entre os dois países. Além de Liepaja, pude estar na capital do país, Riga, onde tive contato com a ex-reitora da Universidade de Liepaja e demais sujeitos envolvidos na aproximação Brasil-Letônia. Penso que os contatos feitos, tanto em reuniões oficiais como nas palestras, podem auxiliar os esforços de ambas as instituições para a construção de novos projetos e acordos de cooperação, seguindo e consolidando ainda mais a Unijuí e o PPGEC no cenário internacional”, finalizou.