Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal da Unijuí dobra número de análises feitas em 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal da Unijuí dobra número de análises feitas em 2023

O Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal da Unijuí apresentou bons resultados no ano de 2023, com grande crescimento na procura dos serviços prestados. Somente no número de análises feitas, o laboratório fez mais do que o dobro em comparação ao ano anterior, com o total de 4,5 mil. O grande destaque em demandas foram as voltadas às análises químicas e físicas de solo, mas também foram feitas análises de tecido foliar e resíduos orgânicos, sendo um dos únicos laboratórios de toda a região a fazer esse tipo de trabalho. 

“Esse aumento expressivo reflete não apenas uma demanda crescente, mas também destaca a confiança contínua depositada em nosso laboratório para fornecer análises precisas e abrangentes. Em 2023, mantivemos uma forte conexão com a comunidade, atendendo a mais de 1 mil clientes, incluindo pessoas físicas, empresas de assistência técnica, instituições sindicais e prefeituras da região Noroeste do Rio Grande do Sul”, comenta o responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal da Unijuí, Diovane Antonow. 

Para este ano, há o objetivo de aumentar o número de execução de análises. Também está em pauta a busca por mais parcerias com empresas da região e a avaliação para a implementação da ISO 17025 no laboratório, que é uma norma reconhecida mundialmente e estabelece os requisitos para a competência técnica e a imparcialidade de laboratórios de ensaio e calibração. “A expectativa é proporcionar aos nossos clientes ainda mais credibilidade e segurança nas análises prestadas, consolidando o laboratório como referência regional em análises de solos e tecido vegetal”, destaca Diovane. 

Segundo o responsável técnico, o ano de 2023 foi desafiador, marcado por ajustes de metodologia, implementação de novos serviços e preparação intensiva de material para aulas práticas. Em 2024, a ideia é superar os desafios e aprimorar os serviços disponíveis, assim como servir cada vez mais para ampliação dos conhecimentos dos estudantes que atuam no espaço. 

“O laboratório continua sendo um espaço de destaque para atividades práticas, tanto em aulas quanto em estágios. Diversas turmas de cursos, como Agronomia e Engenharia Química, utilizaram nossas instalações para conduzir aulas práticas e pesquisas acadêmicas, proporcionando aos estudantes uma experiência prática essencial para seu crescimento profissional”, ressalta. 

O Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal da Unijuí desempenha um papel crucial na avaliação dos componentes químicos e físicos presentes nos solos e tecidos vegetais. Essas análises aprofundadas oferecem ao produtor rural informações essenciais para compreender a aptidão do solo para o cultivo, bem como orientações precisas sobre o uso adequado de fertilizantes, visando alcançar níveis elevados de produtividade.

Entre as análises realizadas, destacam-se a análise química básica de solos, abrangendo determinações como argila, pH em água, índice SMP, fósforo, potássio, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis; a análise física de solos determina as frações de areia, silte e argila, classificando o solo em seis categorias conforme sua capacidade de armazenamento de água.

Destaca-se, ainda, a tecnologia de análises de tecido vegetal e de resíduos orgânicos. A análise de tecido vegetal é utilizada para diagnosticar níveis de macro e micronutrientes presentes nas plantas, constituindo uma excelente ferramenta para complementar a nutrição de plantas visando altos rendimentos. Já a análise de resíduos orgânicos diversos permite determinar níveis de macronutrientes de interesse na adubação orgânica. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.