Reitoria da Unijuí apresenta proposta de implantação do curso de Medicina em Santa Rosa - Unijuí

A reitoria da Unijuí apresentou, nesta semana, em Santa Rosa, o projeto para implantação do curso de Medicina no município. A apresentação ocorreu no Hospital Vida e Saúde e contou com a presença do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg; da vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi; do vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin; a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle; o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust; além da direção do Hospital Vida e Saúde e corpo clínico da instituição de saúde.

A proposta da apresentação, conforme explica o reitor da Unijuí, foi de dar início a uma etapa importante e significativa de construção da proposta, que deve ser feita de maneira colegiada em conjunto com o corpo clínico do Hospital e médicos que atuam na casa de saúde. “É um momento que é necessário para mostrarmos as especificidades do edital, que são muito claras em termos de pontuação e critérios de avaliação. A ideia foi evidenciar isso para o corpo clínico que poderá atuar no curso de Medicina, pois há necessidade de qualificação e outros procedimentos inerentes ao edital”, enfatiza o professor Dieter Rugard Siedenberg.

Outro destaque do encontro foi a iniciativa de apresentar as possibilidades que a Unijuí conta, como o mestrado ou doutorado em Atenção Integral à Saúde. “A Unijuí tem esses cursos para qualificar esses profissionais, com o objetivo de que eles possam atuar no curso de Medicina caso consigamos ofertar a formação em Santa Rosa”, comenta o reitor.

O professor Dieter também salienta que novas reuniões serão feitas na cidade com o objetivo de apresentar a proposta da Universidade em implantar o curso de Medicina. Uma delas será com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). “A reunião desta semana buscou levar uma socialização e apresentarmos as informações básicas de como funciona o edital, prazos, condições, além de enfatizar que é preciso se qualificar. É uma proposta complexa que vem sendo oferecida de maneira bem responsável pela Unijuí para que seja viável que Santa Rosa, de fato, tenha um curso de Medicina”, completa.