Unijuí fortalece parcerias e convênios com instituições de Portugal e da Áustria - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí fortalece parcerias e convênios com instituições de Portugal e da Áustria

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, juntamente com o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Jorge Oneide Sausen, integraram uma missão internacional pela Universidade, onde visitaram instituições de ensino superior da Europa, com o objetivo de avançar com alguns convênios e ampliar a internacionalização da Unijuí com universidades europeias. 

As visitas foram feitas à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real (Portugal), à Universidade Lusófona, em Porto (Portugal); Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal); e à Universidade de Innsbruck (Áustria). Conforme destaca o professor Daniel Baggio, essa viagem foi importante para fortalecer as relações, parcerias e os convênios, além de se iniciar novos, com a proposta de criar oportunidades para estudantes, professores e pesquisadores da Unijuí. 

O vice-reitor salienta que é necessária a integração entre as instituições, pois fortalece tanto a ida de estudantes ou professores da Unijuí para o exterior, quanto a vinda de docentes estrangeiros para ofertar formações, aulas e outras atividades à comunidade acadêmica da Universidade.“Foi uma visita importante para a internacionalização institucional, tanto a nível da graduação, quanto da pós-graduação da Unijuí. Na visita conseguimos fortalecer os convênios já existentes com as instituições de Portugal e da Áustria, os quais são importantes para as pesquisas, publicações e, principalmente, inserção e impacto da produção acadêmica da Unijuí”, ressalta. 

Ele acrescenta que as visitas proporcionaram a conhecer a inovação presente, o desenvolvimento e o que vem sendo trabalhado dentro dos PPGs dessas instituições, para tentar buscar novas ideias a serem implementadas na Unijuí. 

O professor Baggio diz, avalia, que a missão internacional foi positiva para estabelecer relações e projetar futuras atividades integrativas entre os programas de pós-graduação, tanto da Unijuí quanto das demais universidades europeias, em especial aquelas no qual já existem parcerias consolidadas. “Exemplo disso é que teremos o professor Martin Coy, o qual ministrará uma das aulas no nosso Dinter, que é um doutorado que teremos em conjunto com a Universidade La Salle de Lucas do Rio Verde (MT). Isso mostra a importância das visitas para concretizarmos ações futuras para nossos estudantes”, finaliza. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.