Palestra sobre redução de estresse abre programação do Mês da Mulher na Unijuí - Unijuí

Palestra sobre redução de estresse abre programação do Mês da Mulher na Unijuí

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí em parceria com o Programa Sinergia e o Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, promoveram a palestra “Mulheres: mais tempo, menos estresse”, com Helena Rizzo, no Centro de Eventos da Universidade.

Durante o evento, a palestrante abordou questões ligadas à rotina, redução de estresse, práticas de meditação, respiração e produtividade. Para Helena, o ideal é que as pessoas procurem ter uma vida mais leve. “O maior objetivo para a nossa jornada aqui é buscar levar a vida de maneira leve, evitando chegar ao limite. Quando temos autocontrole, nos sentimos no poder da nossa mente. Claro que os pensamentos automáticos não conseguimos controlá-los, eles vêm conforme a bagagem de vida, mas a gente escolhe depois o que fazer com eles. Hoje, escolha sentir-se bem”.

Para a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, o evento atendeu às expectativas e cumpriu o seu propósito de levar conhecimento para que as mulheres possam ter mais qualidade de vida. “Neste dia especial, procuramos trazer ferramentas que possam ajudar as mulheres a terem um dia a dia menos estressante, mais produtivo e uma vida mais equilibrada. Cumprimos o nosso objetivo, pois a palestrante trouxe atividades práticas que nos permitem experimentar isso. À medida que a gente vai fazendo o uso dessas ferramentas, vamos vendo o quanto elas são benéficas para a nossa saúde, nosso equilíbrio, mental e corporal”, pontuou.

Segundo a chefe de Gabinete da Reitoria da Unijuí e integrante do Programa Sinergia, Denise Dobler da Costa, proporcionar discussões no ambiente de trabalho, especificamente nesta data, às mulheres,  com temas e reflexões que discutem aspectos como tempo com menos estresse, é uma abordagem crucial para criar ambientes mais saudáveis e produtivos.

“A perspectiva trazida na abertura das atividades em homenagem ao Dia da Mulher significa, também, pensar no bem-estar de cada colaboradora. Enquanto endomarketing, a partir do Programa Sinergia, apoiar e desenvolver ações como esta, significa que internamente a Instituição também tem preocupação e cuidado com suas profissionais no ambiente de trabalho, e que discussões desta natureza também objetivam fortalecer a cultura e a promoção do engajamento interno na discussão de uma pauta ainda tão sensível”, frisou.

A atividade também contou com sorteio de brindes de diversas empresas e o patrocínio de Sicredi e Sebrae. Além da palestra, o Programa Sinergia preparou mais ações para o Mês da Mulher como, workshops “Descomplicando a rotina de Skin Care”, “Produção de sabonetes artesanais” e “Cuidados capilares”. Fechando a programação, será realizada no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) a palestra e exposição “Por uma educação da não-violência dos corpos”.