Seminário reúne pesquisadores e profissionais para debater os desafios e oportunidades da Rede Leite - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Seminário reúne pesquisadores e profissionais para debater os desafios e oportunidades da Rede Leite

A Unijuí sediou nesta segunda-feira, 25 de março, o Seminário de Avaliação e Planejamento da Rede Leite, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Unijuí e Unicruz.  

O seminário, destinado a pesquisadores, professores, profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural, representantes de organizações sociais e gestores públicos, teve como objetivo debater a trajetória da Rede Leite, bem como seus desafios e oportunidades.

Iniciando a programação, após a apresentação da dinâmica do Seminário, ocorreu a palestra sobre o Perfil Socioeconômico da Cadeia Leiteira no Rio Grande do Sul, com o assistente técnico regional da Emater, Oldemar Heck Weiller. Na sequência, foi realizado o painel Antecedentes, Histórico e Trajetória da Rede Leite - Período 2003 - 2013 com os painelistas Daniel Portella Montardo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul; Pedro Urubatan Neto da Costa, assistente técnico regional da Emater; Roberto Carbonera, professor da Unijuí, com mediação de Gustavo Martins da Silva, pesquisador da Embrapa.

Finalizando a programação da manhã, os painelistas Adriano Rudi Maixner, professor da UFSM; Cláudia Prudêncio de Mera, professora da Unicruz; Gustavo Martins da Silva, pesquisador da Embrapa; e Oldemar Heck Weiller, assistente técnico regional da Emater, debateram o tema Antecedentes, Histórico e Trajetória da Rede Leite - Período 2013 - 2023, com a mediação da professora da Unijuí, Leonir Terezinha Uhde.

À tarde, o grupo participou de dois painéis que abordaram os Desafios e oportunidades da Rede Leite frente às transformações institucionais e da realidade agrícola, rural e agrária, com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio; professora da Unicruz, Cláudia Prudêncio de Mera; professor da UFSM, João Pedro Velho, com a mediação do professor Roberto Carbonera; seguido da fala dos pesquisadores da Embrapa, Gustavo Martins da Silva e Maira Balbinotti Zanela e do gerente adjunto da Emater - regional Ijuí, Bergson Marcos dos Santos, sob a moderação de Fábio Pasqualotto, gerente regional da Emater.

Assim, o evento visou estabelecer a conexão com a caminhada das entidades parceiras, de forma a identificar as principais experiências e aprendizados, indicando ações prioritárias para um novo momento da Rede Leite.  Para  o coordenador adjunto da Rede Leite, professor da Unijuí, Roberto Carbonera, a reunião cumpriu o seu propósito de discutir e avaliar a atuação da Rede Leite. 

"A Rede visa fortalecer a cadeia produtiva do leite na região Noroeste do Rio Grande do Sul, envolvendo entidades e Universidades. Tivemos um longo trabalho exercido nos últimos anos. A partir dessa avaliação, há uma proposição de fortalecimento dos trabalho em rede e, além disso, possam ser captados recursos para o desenvolvimento de ações, bem como a inserção delas no currículo da Extensão para que os professores possam trabalhar, de forma conjunta, com os extensionistas e produtores”, frisou Carbonera. 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.