Importância das universidades comunitárias pauta encontro entre gestão acadêmica e estudantes - Unijuí

A Universidade de Caxias do Sul reuniu nesta terça-feira, 26 de março, reitores, pró-reitores, professores e alunos das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), além da presidência e integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Juntos, debatem a importância das Universidades Comunitárias no desenvolvimento da educação brasileira.

O encontro, que conta com a presença do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, ocorre em função da Caravana da UNE, evento nacional que se inicia na UCS e passará por outras 13 universidades comunitárias em diferentes regiões do país ao longo do ano. “Trata-se de um encontro histórico, e sediar a primeira edição da Caravana da UNE 2024 é motivo de muito orgulho. A UCS sempre foi um espaço aberto ao debate, e o movimento estudantil é fundamental na construção de soluções para a educação e para o desempenho do nosso compromisso social”, destaca o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

O tema proposto pela UNE e pela UEE, “Em Clima de Futuro”, leva a discutir o papel e a contribuição das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Brasil, o que vai ao encontro dos interesses do Comung. Rafael Frederico Henn, reitor da Universidade de Santa Cruz e presidente do Comung, observa que muitos dos estudantes que estão à frente desse movimento são formados em universidades comunitárias, e conhecem bem a realidade dessas instituições, bem como sua importância social. “É muito significativo que a UNE esteja com essa proposta de valorizar as instituições comunitárias, que são muito fortes aqui no Estado e em Santa Catarina, mas ainda pouco conhecidas em várias regiões do país. Com o apoio da UNE, esse modelo tende a ganhar mais força”, comenta Henn.

A Caravana da UNE no Rio Grande do Sul começou segunda-feira à noite, com atividades culturais no Campus-Sede, e se encerrou na noite de ontem, no UCS Teatro, com debate aberto ao público. O evento teve o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS.