Unijuí recebe secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia em aula magna da Stricto Sensu e aula inaugural do Programa Professor do Amanhã - Unijuí

Na noite desta terça-feira, 2 de abril, foi realizada a aula magna dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e a aula inaugural do Programa Professor do Amanhã, oficializando a abertura do semestre para as novas turmas de Matemática e Letras: Português e Inglês da Unijuí. A atividade aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp.

Conforme destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, esse foi um momento especial, já que marca o início das aulas para duas novas turmas de licenciatura, oportunizadas graças ao Programa Professor do Amanhã, mediado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Esse momento mostra o quanto a nossa Universidade segue dialogando e atendendo às atuais demandas de formação”.

Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Daniel Knebel Baggio aproveitou para saudar professores e estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu, ressaltando que os seis programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí estão mais fortes do que nunca. Além da conquista do Doutorado em Atenção Integral à Saúde, novas turmas de Minter e Dinter - Mestrado e Doutorado Institucional serão abertas em outros Estados. “Isso não só garante a saúde financeira da nossa Pós-Graduação, como ajuda a nos inserirmos em outras regiões, potencializando a pesquisa e novas parcerias”, destacou.

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, agradeceu a presença da secretária, Simone Stülp, e já lançou dois desafios: para que o Programa Professor do Amanhã tenha continuidade e para que o Governo do Estado dê atenção à pauta das universidades comunitárias, que cobram a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios do Estado para o ensino superior público e comunitário, conforme previsto no artigo 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual.

Em resposta, a secretária estadual, Simone Stülp, concordou que o Programa Professor do Amanhã deve continuar e gerar frutos, tornando-se um programa de Estado, e não somente um programa de governo. “Me sinto honrada em participar desta noite na Unijuí, onde pude estabelecer uma relação mais próxima tanto com os estudantes quanto com os professores. Um momento em que foi possível abordar diversos programas da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, que tocam não só a pós-graduação, a pesquisa, mas também a graduação, o ensino, vinculado especialmente às licenciaturas”, comentou a convidada, que fez sua fala a partir do tema “Novas tecnologias, pesquisas e inovação: perspectivas para a Graduação e a Pós-Graduação Stricto Sensu”.