V Aud Week e Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias têm início na Unijuí - Unijuí

Teve início nesta segunda-feira, 8 de abril, de forma online, a Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias da Unijuí, envolvendo os cursos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação. A abertura também marcou o início da V Aud Week - Semana da Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Universidade.

Embora cada Semana Acadêmica conte com uma programação específica, nesta segunda-feira, as atividades foram compartilhadas por todos os cursos. Conforme destacou o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, esta abertura começou a ser pensada durante uma reunião com os coordenadores de cursos. “Nós sabíamos da importância de um evento em conjunto e precisávamos de um tema para unir todos os cursos. Foi então que pensamos na inovação e buscamos junto à Criatec, ou melhor, junto à coordenadora, Maria Odete Palharini, ajuda para a escolha dos painelistas”, explicou o docente, lembrando que a Universidade vem colocando a inovação como destaque em todas as suas ações.

Neste primeiro dia, foi realizado o painel “Empreendendo o Futuro”, que teve como objetivo abordar a temática da inovação de forma colaborativa, a partir de diferentes visões, explorando fronteiras do conhecimento técnico para empreender e inovar.

O tema se desdobrou em outros subtemas, como “Empreender e Inovar”, trabalhado por Guilherme Silva de Oliveira, engenheiro com mais de 16 anos de experiência na área de inovação e tecnologia aplicada no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos, e cofundador do Juntos Coworking.

Outro assunto debatido foi “Inovação além das fronteiras do Brasil”, que esteve a cargo de Eduarda Schneider, fundadora e CEO da Agricon Business. Eduarda é publicitária, pós-graduada em Gestão do Agronegócio, com MBA em Marketing Estratégico (ESPM-Sul).

Por fim, também foi debatido o tema “Aprendendo com quem já fez”, a partir de dois palestrantes: Roberto Hass, engenheiro civil (UFPel) com experiência internacional em Topografia e Infraestrutura, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis e gestor da empresa AERO Topografia; e Serginho Finger, cofundador e CEO da Trashin, coordenador da área de Parcerias Estratégicas. Ele é mentor de startups em programas e eventos de repercussão nacional e internacional, como InovAtiva Brasil, sendo reconhecido como Mentor Destaque em 2022.

Para conferir o evento na íntegra, acesse: